Cartas


11/01/2012

Aussie holidays #1

A viagem começou mal. Acordámos cedíssimo para ir para o aeroporto. Tinhamos voo para Melbourne cerca das 9am pela Tiger Airways. A chuva não tinha parado a noite toda e continuou pela manhã fora. É difícil andarmos de um lado para o outro com as chuvas de Sydney a cair e sem um carro que nos proteja.
A moral estava elevada. Estavamos ambos ansiosos pelas férias, ambos ansiosos por nos encantarmos ainda mais com este país e, sobretudo, ambos ansiosos por estarmos juntos, sem escola, sem trabalho, sem nada que nos distraísse um do outro. Resolvemos, por isso, rir da chuvada, ignorar o cabelo encaracolado, que tinha acabado de ser esticado a ferros, e seguir.
No check-in, não correu melhor. Um erro na marcação da viagem (que ainda não sabemos se foi nosso, da e-dreams ou da linha aerea) obrigou-nos a desembolsar cerca de 200 dólares com que não contávamos só para podermos levar as malas...imprescindíveis para os dias que iamos passar acampados nas imediações da Great Ocean Road. Com moral um bocadinho abalada, nada melhor do que consolar o estômago enquanto eu furiosa escrevo uma reclamação, e ele me garante que não foi por culpa dele.
Seguimos para a porta de embarque e ninguém aparece. Confirmamos os ecrãs, estamos no sítio certo. Mais 15 minutos. Nada. Desconfiámos. Por fim lá nos aparece um teenager, também passageiro, que nos disse que tinham mudado a porta de embarque. "Hummmm...", regojizo-me, "mais uma para acrescentar à reclamação!"
Fomos depois obrigados a embarcar por fora do avião, porque estavamos nos lugares traseiros. Fiquei encharcada com a chuva. Entro em acesa discussão com o comissário de bordo que foi uma besta. "ahhhhhh....mais uma para a reclamação! Até vão andar de lado!"
Sento-me, a tremer. Estou cheia de frio, apetece-me partir a tromba do comissário de bordo, o avião está uma hora atrasado num voo que demora hora e meia ou menos. Furiosa, começo a ter maus pressentimentos sobre as férias. Infundados, felizmente.
Chegados a Melbourne, felizmente via-se o sol, apesar de estar fresquinho. "Ora porra! não trouxe roupa para frio, catano!". Tudo muito simples. Um autocarro directo para o hotel, no centro da cidade, uma subway mesmo à porta para almoçarmos e vamos pôr-nos a caminho.
Percebi de imediato o porquê da rivalidade entre Sydney e Melbourne. Melbourne é cosmopolita. Tem os cafés, as esplanadas, os eléctricos antigos e as ruas largas cheias de luz. Sydney tem pouco disto, mas nada bate a beleza desta costa... que Melbourne bem queria mas não tem.
Ainda assim, fiquei com o coração dividido.
rapidamente descobrimos um eléctrico e um autocarro que fazem a volta à cidade à borlix. Olha que maravilha! Começámos pelo autocarro. Melbourne é uma espécie de capital da moda cá do burgo. É por uma isso uma cidade famosa pelos shoopings e outlets. Há aliás, uma tour turística pelos outlets. Eu bem que a quis fazer, mas o meu esposo não estava pelos ajustes. Fomos ao Harbour Town Shopping e já fui com sorte. Deu para conhecer a parte nova da cidade, uma espécie de expo mas mais próxima do centro da cidade e com uma marina mais apresentável. De seguida voltámos ao centro para descansar e conhecer as imediações do hotel. Bebemos um café, percorremos as ruas e voltámos ao hotel para fazer o plano dos próximos dias, já devidamente apetrechados com mapas e guias. O primeiro dia é sempre fraquinho. Mas a cidade prometia. E com razão...

1 comentário:

BlueAngel aka LN disse...

"Atão" mas quando eu estava a entusiasmar-me isto fica em suspense até ao próximo relato? Tu queres é que eu fique com os dedos todos tortos por estar a escrever enquanto os tenho cruzados, certo? :-PPP Vá, anda lá contar o resto que quero saber tudinho (o contável, claro está) beijocas larocas