Cartas


01/04/2011

Preciso da vossa opinião

Toca a comentar faxavor. Então é assim, a P. desde que definimos a escala de limpeza anda a evitar-nos e mal põe os cotos em casa. Tudo bem não tenho nada a ver com isso... se ela estivesse a cumprir a dita escala, o que não é o caso. A cozinha cheira mal porque há comida podre - dela - no forno, o lixo não foi para o caixote e há botas espalhadas pela sala.
A pergunta é: será muito porcalhão da minha parte fazer queixa nos serviços de acomodação? Deverei deixar-lhe um bilhete antes a informar do que pretendo fazer já que ela não aparece?

Aguardo as vossas opiniões.

10 comentários:

Edmund disse...

Tens várias escolhas:

- conversar educadamente com ela durante 3 segundos e depois chamar-lhe nomes
- dar-lhe um borracho na tromba
- acondicionar ergonomicamente o lixo debaixo da cama dela
- deixar-lhe uma cabeça de cavalo aos pés da cama
- fazer xixi todos os dias em cima da roupa interior dela
- ameaçar espalhar o boato que ela come cocó
- ou apenas dizer-lhe, com firmeza, que tem mais uma oportunidade para se tornar minimamente higiénica antes de começar a sofrer represálias e depois voltar costas com uma gargalhada sinistra

Um pai que não sabe o que faz disse...

Bom, acho que é essencial que haja uma conversa presencial. Têm mesmo de se juntar e de confrontar a P. com isso. Com base na resposta dela, ela diz que atina e atina mesmo, e tudo ok, gastaste um pouco mais de paciência, mas conseguiste endireitar a vida de uma rapariga perdida e sem rumo. :)

Se ela diz que atina mas não atinar, ou disser que se está a cagar para essas regras, então aí sim, como último recurso, recorres à queixa. Acho que é de evitar queixas e chatices dessas, porque depois ficam ressentimentos, e estás num país estranho com pouco ou nenhum apoio, e a malta latina pode ser meio avariada e evitas chatices.

A conversar é que a malta se entende. Caso não se entendam, então pronto, não haverá outra alternativa.

Mas se avançares já com queixas, haverá sempre razões e motivos para justificar a ausência, ou que não sabia, ou que ainda não tinha conseguido falar com vcs... enfim, é sempre melhor falar pessoalmente para que haja respostas claras. Ah, e vê lá se chegares a fazer queixa, se a mosquinha morta tb alinha na queixa, porque se ela se lembrar de ficar neutra ou justificar a P. tu é que ficas mal vista...

Júlio B. C. Barroco disse...

Não posso deixar de reconhecer um feliz padrão nas minhas amizades e conhecimentos, que é o de serem as partes limpas da questão :)... aperta com ela com autodominio, não deixes que faça o que lhe apetece, já terás passado a parte de dar a outra face. Sempre com o nível que tens. Caso o comportamento não mudasse eu imprimia um simpático code of conduct assinado pelos ocupantes e colava na porta dela com um smile! Ou junto à porcaria. Pelo sim pelo não imprime uns quantos :)

Ana disse...

Faz-lhe uma espera para CONVERSAREM! Se a confrontares presencialmente com o cheiro, ela deve perceber...
Fala com ela sobre a escala, diz-lhe não é uma imposição, mas é a unica forma de co-habitarem. Que é normal as pessoas terem habitos diferentes, daí a importarem de estabelecerem regras... bla, bla, bla. Diz tudo o que tens a dizer, mas sem apontar o dedo.
Tens que partilhar o espaço com ela, mais vale que seja a bem.
bjs

BlueAngel aka LN disse...

Já foi tudo dito pelos outros comentadores; confesso que gostei das soluções do Edmund, mas não há nada como uma conversa primeiro, até porque ainda não falaram com ela. É fazer-lhe uma espera em casa e dizer-lhe "Cariño, tenemos que hablar ahora já". Ok, numa língua em que todas se percebam. E aí se ela não cumprir, vos responder torto e/ou ignorar então partam para a queixa, mas de comum acordo com a A. Boa sorte!!!
beijocas larocas com amizade

Mirce disse...

Alinho com o Pernas...rapaz ajuizado!

Mary disse...

Olá Helena!
A minha opinião é a seguinte, vocês já tentaram falar com ela, até uma reunião marcaram à qual sua excelência faltou... Agora nem as tarefas cumpre! Parece-me visível que ela se está marimbando para a limpeza da casa e não tem o mínimo respeito por ti e pela outra colega de casa. Como tal, se ela não está nem aí para vocês, julgo que o melhor mesmo é fazer queixa da menina a quem de direito! É como tu dizes, que se lixe se ela anda de trombas, contando que faça a parte dela!
Beijinhos!

Anónimo disse...

e deixar a comida podre no quarto dela? Acho justo... é assim que se faz no cu de judas, aliás, onde moro. ad6

Claudia disse...

Olá!
A mim não me parece bem fazer já a queixa. Acho que deveriam tentar mais uma vez falaram todas e nessa mesma reunião explicarem que caso as coisas continuem do mesmo modo que irão fazer a queixa.

Não posso deixar de achar piada às sugestões do Edmund... fez-me lembrar algumas histórias que uma colega minha contava sobre o pai que para colocar a familia "na ordem" não dizia nada, arranjava antes uns metodos bem engraçados... numa das vezes a mãe esqueceu-de dos collants na casa de banho e foi encontra-los dias mais tarde dentro do congelador.
Noutras vezes quando deixavam o fio dental em cima da bancada da cozinha este aparecia em forma de laçarotes nas escovas de dentes...ou então sapatos esquecidos no meio da casa apareciam no caixote do lixo, dentro da banheira ...
Se calhar podia arranjar o contacto do pai da minha colega para ele te dar umas ideias!

Beijocas e boa sorte!

Li disse...

A vontade é dizer-te: AINDA NÃO FIZESTE A QUEIXA?????????????

Mas sendo minimamente razoáveis, acho que a conversar é que as pessoas se entendem, logo, tenta uma última conversa e vê como reage.

Nada de desanimar e muita força!
Torço por ti.

Beijinhos