Cartas


19/02/2011

Mergulhinho bom!!

Hoje é o meu segundo Sábado aqui e devo dizer que este foi muito melhor que o anterior. Estava outra vez com aquela inércia de não me apetecer sair sozinha mas lá me consegui contrariar e depois de almoço peguei em mim e na máquina fotográfica e lá fui eu tentar encontrar uma praia mais perto que a de Manly.
A jornada começou logo bem quando percebi que entre as 12pm e as 3.29pm o autocarro que passa aqui à porta não está de serviço. Com um calor irrespirável lá fui eu a pé tentando aproveitar o  melhor que podia as sombras disponíveis. Chegada ali à esquina da Talavera Rd com a Culloden Rd vi um casal de velhotes fofinhos que estavam a jardinar. Perguntei-lhes onde era a praia mais perto e eles disseram que qualquer uma era longe… porém podia, apanhando três autocarros, ir a uma praia livre de surfistas: Balmoral Beach no Mosman County. Com as indicações do senhor lá fui eu. Decidi não esperar pelo autocarro, porque o sol estava muito forte na paragem. Então lá fui eu a pé até ao Macquarie Centre. Cheguei lá completamente encharcada e cansada e a pensar se seria boa ideia… Mas estava decidida a não ficar em casa mais um Sábado. Lá apanhei o 545 até Chatswood e fiquei maravilhada por perceber que não muito longe daqui, pelo menos mais perto que o CBD (Central Business District) há uma zona urbana com centros comerciais, bancos, lojas! Que maravilha!
Uma vez em Chatswood lá fui à procura do autocarro que me levaria a Balmoral Beach. Não demorou muito até aparecer o 257 que me foi deixar mesmo junto à praia… 35 minutos depois. Com quase duas horas de viagem em cima tudo o que eu queria era entrar dentro de água e assim foi. O meu primeiro mergulho em terras australianas foi hoje e soube tããããoooo bem! A água não é fria mas podia ser mais quente…mas também eu sou aquela pessoa que tem sempre frio em qualquer água em qualquer parte do mundo, por isso acredito que se um de vocês experimentasse diria que a água era quentinha.
Como cheguei à praia quase às 5 da tarde já não apanhei muito bom tempo… estava vento, por isso decidi ir dar uma voltinha pela praia depois de secar.  A praia é de facto muito boa onda e é frequentada por gajas sozinhas e velhos, nada de surfistas! Estava um casal de noivos a tirar umas fotos junto à ponte que divide as duas partes da praia e uma série de famílias na área de lazer anexa, um relvado imenso com mesas, bancos, bebedouros, balneários… enfim tudo o que possam imaginar que tornaria uma área de lazer agradável…estava lá. Tirei umas fotos e vim embora decidida a parar no Coles em Chatswood para fazer umas compras. O Coles é outro supermercado muito mais barato que o Woolworths onde costumo ir porque é mesmo aqui ao pé. Queria comprar lá a varinha mágica para fazer a minha sopa. Tinha lá visto uma por 12 dólares e acho que mais barato que isso não irei encontrar.
Lá fui eu até ao centro comercial que… a um sábado pelas 6 da tarde tinha todas as lojas fechadas à excepção do supermercado e de um ou dois cafés. Pois é, aqui é assim. Como já disse não há cá lojas abertas até à meia-noite.
Comecei a procurar os vegetais para a sopa e percebi que um quilo de courgettes custa a módica quantia de 6.49 dólares… comecei logo a pensar com que raio de legumes ia eu fazer a sopa… lá encontrei uns nabos, umas cenouras e um pedaço de abóbora mais acessíveis. De resto também já estava tudo muito escolhido. Queria comprar peixe mas aqui não há peixe… nem congelado. O que se encontra é uns filetes manhosos e uns pedaços de salmão, de resto esqueçam… isto não é terra de peixe. Comprei uma espécie de douradinhos gigantes…vamos ver se aquilo presta.
Fazer compras aqui é um processo complicado, primeiro porque ainda não conheço as marcas… tenho de andar à procura e depois porque as diferenças de preço entre o mesmo produto de marcas diferentes é brutal! Ah! E as variedades! Comprei umas latas de atum. Aí há atum em óleo, em azeite ou em água… aqui… há umas 20 variedades: com molho de tomate, com tomate e basílico, com limão e alho, com pesto, com… sei lá… com tudo! Portanto não é fácil…
Compras feitas, seis sacos lá vou eu apanhar o comboio para a Macquarie University e depois o autocarro para casa. Tive sorte que não fiquei muito tempo à espera em nenhum dos casos… e ainda bem porque os congelados agradecem. Finalmente comprei iogurte! Yeeee! Até agora só tinha visto packs de 2 iogurtes (cada um com 250gr, aqui não há de 125) por mais de 3 dólares. Hoje vi uma só embalagem de um quilo por 4 dólares… é caro para quem está habituado a Portugal, mas aqui é baratérrimo!
Tenho reparado muito nos hábitos e forma de viver dos aussies. Sabiam por exemplo que o jornal da noite aqui não é às 8 mas sim às 6? Às 8 já está a dar filmes e séries. Depois há outra edição às 10 da noite. E as festas? Ah pois é! As festas aqui começam e acabam cedo. Por exemplo, a minha festa na faculdade ontem decorreu das 5 às 9, e incluiu jantar servido às 5. As discotecas às 9 da noite estão cheias e às 4 da manhã vazias. Bem diferente de Portugal não é? Por acaso acho bom que assim seja porque se pode sair à noite à vontade e curtir na mesma sem ter de estar toda partida no dia seguinte.
Outra coisa que tenho reparado é nas teens.  Os australianos são muito descontraídos a vestir, talvez até demais a meu ver, anda sempre tudo de chinelos, calções e umas t-shirts muito mal amanhadas. Mas as teens…as teens têm um estilo diferente. Eu chamo-lhe trashy slut style.Porque é isso mesmo que elas parecem… estão a ver as putas do intendente com um ar altamente drogado e todas mal paridas? É assim… verniz das unhas, normalmente preto, já a sair, maquilhagem dos olhos que parece do dia anterior, roupa rasgada, chinelos e unhas dos pés como as das mãos, cabelo apanhado mas de qualquer maneira… a diferença é que se nota que aquilo não é desleixo. É tudo pensado! Percebe-se que a maquilhagem não é do dia anterior e que o verniz está assim, não por falta de acetona, mas por uma questão de estilo.
Podem ficar descansados… a mim nunca me verão de verniz lascado, muito menos de propósito. Eis um hábito australiano que não pretendo adoptar…
Chegada a casa percebo finalmente que a minha piquena chilena é porca. Além de deixar tudo espalhado pela casa, desde computador a mala, chapéu, caixas de telemóvel, garrafas de água vazias… deixa um saco de lixo a abarrotar, com bocados de lixo por fora do saco…numa casa onde há formigas isso é uma excelente ideia! Ainda pensei em não tocar naquela merda, mas depois achei que não aguentava e lá fui eu pôr o lixo no caixote…claro que antes tive de trocar para um saco maior. Tenho quase a certeza que vi uma cobra nos arbustos quando fui aos caixotes... mas não quero pensar muito nisso. Acho que vou começar a fazer sacos de lixo separados…
Além disso nunca põe papel higiénico na casa de banho, deixa pasta de dentes espalhada pelo lavatório, cabelos por tudo quanto é lado (e tem ela cabelo curto!), toalhas molhadas no chão (no quarto dela, portanto tudo bem)…enfim, a rebaldaria! A loucura! Pode ser que em Julho consiga mudar de casa…a ver vamos é se não me calha ainda pior.
Agora já tenho a minha sopinha feita. Estou cheia de saudades. Vamos ver como ficou isto sem sal, coisa que ainda não comprei. Para já parece-me bem… Amanhã tenho o meu primeiro evento social, vou a um churrasco em Manly, convite do Bruschy (o tuga do Wild Australia de quem já aqui falei). Aqui ficam as fotos do dia. Beijos e bom fim de semana para vós!

Chatswood

Balmoral Beach


A ponte a meio da praia

Lazer

A minha bebé :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Varinha mágica que é simplesmente um luxo! Toda empinadinha como nos livros. Gostei do teu sábado, foi cool, pausado. Espero que estejas mais do que bem, um beijo grande.

Nice photos ( bpc ).

M.

Li disse...

Olá Lena!
Desculpa ainda não ter comentado o teu blog, mas o tempo tem sido muito pouco e também estive uma semana sem computador.
Espero que estejas bem e que tenhas sempre coisas boas para nos contar!
Adorei as fotos, continua, ainda vais para fotógrafa!!!!!!! Ah ah ah ah ah , até tinha piada!
Isso deve ser tão pequeno, mas tão pequeno, que tu demoras horas a ir a qualquer sítio. Meu Deus. Que pequeninos nós somos "Portugal".
A tua varinha é linda, aposto que a sopa fica óptima! eh eh eh
Beijinhos

esse disse...

Olá! Encontrei o teu blog por acaso, porque tenho perspectivas de ir para aí. Têm sido importantes as informações que vais passando, mas por vezes algumas assustadoras, como esta de não haver peixe: como é possível,que perto da costa não haja peixe fresco? Bj sandra