Cartas


15/02/2011

Let me show you the world in my eyes

Gostaria de vos informar que estão a ler uma profissional habilitada para servir álcool. Ah pois é! Esta menina já pode andar por aí a servir copos, não à vontade, mas de acordo com a lei. Estes gajos são mesmo loucos… tudo tem uma medida. Imaginem que pedem um rum com cola, por exemplo. O rum é medido num copo à parte com exactamente 30ml de líquido. Nem mais, nem menos. E se for apanhada a servir mais… multa! E se um gajo com os copos morrer a menos de 50 metros do meu bar, de quem é a culpa? Minha, que não me recusei a servi-lo mesmo depois de ver os sinais de buba. Ah pois é… aussi people não brinca em serviço. As leis sobre o álcool aqui são muito restritas. Imagine-se que numa cidade com mais de 4 milhões de pessoas e com uma dimensão gigantesca só há 14 mil estabelecimentos licenciados para servir álcool. E alguns destes estão numa lista especial com mais restrições ainda. É uma espécie de lista negra para os bares que chamam mais vezes a polícia. Por exemplo, nesse tipo de bares, além de não se poder servir álcool a quem já mostre sinais de intoxication é ainda proibido servir bebidas espirituosas depois da meia-noite, servir em copos de vidro também depois da meia noite, servir copos meia hora antes da hora de fecho, servir mais do que uma standard drink (cada bebida tem uma medida. As espirituosas são 30ml, o vinho 100, a cerveja 285, etc) por hora… enfim… uma série de restrições, regras e do’s and dont’s. Além disso é proibido vender álcool em supermercados, e nas lojas especializadas para o efeito os menores não podem entrar mesmo quando vão acompanhados pelos pais. Pois é, eu já sei isso tudo, e já tenho o meu diploma! Ah pois é!
Entretanto recebi mais um telefonema para uma entrevista de emprego na 5f. Amanhã tenho então uma de manhã e na 5f uma de tarde. Acho que preferia a de quinta porque é numa loja de roupa, desta feita parece-me uma coisinha melhor… pelo menos tem site e a sra ao telefone foi uma fofinha. Novidades surgirão em breve, estou com fé!
Depois de sair do curso aproveitei o bom tempo que entretanto se fez e fui finalmente ao Circular Quay e à Opera House… meus piquenos e piquenas… uma palavra: breathtaking. Já estive em muitas cidades, já conheci muitos países, mas juro que nunca vi nada tão fantástico, tão overwhelming. É a combinação perfeita de cidade super cosmopolita com entretenimento e lazer. As fotos não fazem jus ao que se sente naquele sítio. Mas lanço o desafio a quem tiver tempo, que faça uma pequena preparação antes de ver as fotos: Entrem aqui no ritmo da cidade. Sintam o frenesim das ruas do CBD (Central Business District), ouçam na vossa cabeça os sons dos pássaros misturados com os sons dos telemóveis a tocar, das vozes, dos autocarros. Ouçam os sons da cidade. O ar quente, mas não demasiado quente, e o cheiro agridoce desta parte do planeta. Só assim poderão sentir uma ínfima parte do que eu senti esta tarde. Andava pelas ruas a sorrir feita tontinha, aquilo sim é o meu ambiente.
Mas pronto lá tive de voltar para a floresta dos animais encantados. Hoje vi duas lebres aqui À porta e neste momento já estão os pássaros loucos a fazer barulhos. Quando anoitece e quando amanhece é quando mais barulho fazem. Parecem tresloucados. Tenho entretanto percebido que o pessoal asiático também é meio tresloucado. Hoje pedi a um grupo de teens japonesas para me sacarem uma foto. E elas tudo bem, mas no final tive de tirar uma foto com elas e com mais um colega do grupo … com cinco máquinas diferentes… Já quando estive em Bali o pessoal asiático me pedia para me tirar fotos. Acho tão estranho… deve ser uma espécie de fascínio europeu que eles têm… sei lá. Não há-de ser pelo meu magnífico sorriso eh eh eh eh eh. Mas ainda gostava de perceber esta cena dos gajos. Falando em gajos asiáticos. Fogo! Ou são tímidos ou são antipáticos, porque aqueles com que tentei falar, mais os chineses (ah pois é já distingo japoneses de chineses!), falam comigo de olhos no chão e com monossílabos. Hoje para fazer o teste, quando fui correr, estava lá uma equipa de futebol de chineses a jogar, pisquei o olho a um. Só naquela de ver a reacção do gajo. Fogo! O puto quase se enterrava no relvado! Jasus! Será que piscar o olho na cultura deles é alguma cena ordinarona? Hummm… não tinha pensado nisso. Tenho de ter cuidado com estas coisas ou ainda ofendo alguém sem querer. E agora vou fazer a janta, numa cozinha cheia de formigas mas que EU não vou limpar, ver um bocado de tv e dormir. Amanhã cedo Job interview. Have a nice day mates! 

QVB - Queen Victoria Building. Tem imensas lojas lá dentro e é gigante e lindo de morrer

The bus stop


Há uma cena destas em cada esquina. Fruta e água. É cool, não custasse cada peça de fruta um dólar

O edifício do National Bank of Australia na George St

Estão a ver o contraste? Edifícios antigos e depois torres gigantes convivem muito bem

As estradas têm sempre isto escrito porque o pessoal confunde-se um bocado com o trânsito ao contrário

Um jardim no meio da cidade, o que aqui é bastante comum. Este é antes de entrar em Circular Quay

Aborígene com didjiridu

Me em Circular Quay a caminho da Opera House com a ponte ao fundo

Vista da Opera House para a cidade. Não é lindo?

Os meus fãs japoneses

The Opera House

Nem consigo comentar. É brutal!

E aqui tocava...Mariza :)

6 comentários:

Ana disse...

ah, este é o espirito! :)
A tua discrição faz-me lembrar New York... numa palavra: AMAZING!
Boa sorte para as entrevistas.
Depois vou querer provar o teu daiquiri :P
bjs

Horas Extraordinárias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rabbit disse...

Que bom :) Continua a vir, postarei sempre!

BlueAngel aka LN disse...

epá que engraçado, a tua descrição e as tuas fotos fazem-me lembrar Londres!!! :-) A estrada com a sinalização de para que lado olhar, os jardins no meio da cidade, as bancas de fruta (carissímas); realmente é fantástico. :-))) E esse é o espírito. Quanto aos chinocas e do que sei eles são, de facto, muito reservados nessas coisas e talvez por iso se enfiem no chão envergonhados. beijocas larocas com amizade :-)

BlueAngel aka LN disse...

Esqueci-me de comentar s regras com o álcool, apenas para dizer que é por isso que quando essa gente vem para estas bandas cai para ao lado ao fim da primeira imperial. Aqui não há regras e com jeitinho ainda pedimos ao bartender para colocar mais um bocadinho de vodka ou rum ehehehehe

Claudia disse...

Olá!
Não fazia ideia de que era preciso um diploma para servir alcool ... isso é muito "à frente"... mas já vi que estás uma expert na matéria! Estou impressionada!

Mas claro mais impressionada com a tua força e estado de espirito! Continua assim!
Beijinhos