Cartas


16/02/2011

1 semana, 1 engate, duas entrevistas

Os meus dias aqui começam cedo. Bom, já em Portugal começavam cedo, mas de forma diferente. Em Portugal acordava às 6.30h e seguia para o ginásio, depois vinha para casa, tomava novamente o pequeno-almoço, descansava um bocadinho ou arrumava a casa. Aqui não é assim. Acordo à mesma hora mas tenho logo coisas para fazer, entrevistas onde ir, coisas para tratar na faculdade ou na cidade. É outro ritmo. Vai daí normalmente antes das dez da noite estou a dormir no sofá. Hoje aposto que vai ser igual porque dei voltas e voltas e voltas.
Comecei por ir à entrevista. É um bom lugar. É legal, nada de guita por baixo da mesa, é numa das escolas da universidade, é a 15 minutos de casa e não é monótono. Implica trabalhar no café, mas também no centro de conferências e noutras facilities da escola. Além disso dão formação e mais horas de trabalho durante as férias.  Um dos gajos que me entrevistou é filho de pai português, mas pelo que percebi não fala uma única palavra e nem sequer conhece o país. Esteve em Espanha, pior, esteve em Madrid, e não foi capaz de dar um pulinho a Portugal conhecer as origens.
Anyway, este dado foi importante para quebrar o gelo. Acho que a entrevista correu bem, mas por outro lado acho que o meu inglês ainda não está suficientemente bom para estas situações de stress. Mas impressionei-os por só cá estar há uma semana e já ter o RSA e já estar numa entrevista de emprego. We don’t waste any time, do you?”. Ao que respondi: “Why should I?”. Ficaram de me ligar hoje ou amanhã…aguardemos com serenidade.
Entretanto saí da entrevista fui à faculdade tratar de uns assuntos, ao supermercado comprar fruta e leitinho… porra que um quilo de cerejas custa mais de 16 dólares! Ando sempre a comer peras que é a fruta mais barata. Ainda assim um quilo custa quatro dólares…
Depois de almoçar lá me decidi então a ir a Manly, uma das mais famosas praias do Norte da cidade. Fui daqui até Circular Quay, onde estive ontem, para apanhar o ferry. Ia eu pela Pitt St abaixo, com a minha música no meu iPod, feliz e contente de respirar cidade, a absorver tudo o que posso com os meus olhos, mas também com os outros sentidos, quando se deu o seguinte diálogo entre mim e um australiano da Greenpeace, o Matt:
Matt: Hi! Do you know Greenpeace?
Me:Hi! Yes, I’ve heard about you guys.
Matt: Where are you from?
Me: Portugal.
Matt: Oh! Portugal I’ve been in Albufeira. May I say that you are beautiful?
Me: Arghhhh … well… you can say pretty much what you like…
Matt: I’m so sorry but it’s just that you are so beautiful and you’re dress is so lovely… you’re really lovely… I was going to tell you about the planet, but now I forgot!
Me: arghhhh … eh eh eh eh …  hummmm… well… ok

Lá segui para o ferrie a pensar: bem estes australianos têm mais jeito para isto do que os tugas!
De ferrie até Manly, lá fui eu conhecer o paraíso dos surfistas. É um subúrbio simpático, cheio de brasileiros, com uma praia linda a perder de vista, lojas de surfistas em cada esquina, surfistas a passearem as pranchas pelas ruas. Pena que o tempo foi ficando cada vez mais frio e não pude dar um mergulho. Até tinha levado biquíni e tudo… mas não dava mesmo. Dei umas voltinhas e lá voltei eu de novo para a cidade. Cheguei à cidade à hora que toda a gente sai do trabalho. Sim, meus caros, aqui não há lojas abertas até à meia-noite, pessoas de castigo nos escritórios até às 9 ou às 10. Aqui, as lojas fecham entre as 5 e as 6, mesmo nos centros comerciais, e o pessoal sai dos escritórios o mais tardar às 6.30. Às quintas as lojas ficam abertas mais um par de horas, tipo até às 9. De resto não há cá explorações. Às seis da tarde já anda tudo nos parques a passear a família, a fazer exercício ou simplesmente a relaxar. Curioso que as gajas todas bem vestidas depois andam de ténis ou chinelos…e com os sapatos de salto alto num saco ao ombro.
De volta à floresta cá estou eu, felizmente sem companhia! Amanhã à tarde tenho nova entrevista de emprego. Vai ser um dia cheio outra vez, mas quem sabe ainda arranje tempo para ir conhecer outro sítio qualquer.
Aguardo os vossos comentários com ansiedade J




Um português que fez sucesso

Pézinhos no mar :)


The corso: o caminho que nos leva à praia


The beach

6 comentários:

Claudia disse...

Olá! Bom dia! Tudo bem?
Estou a adorar o teu blog! Assim parece que estamos aí contigo!

Esse emprego na universidade parece-me muito bem!Espero que a resposta seja positiva.

Jeitosos os australianos nos piropos ... bem acima do nível daqueles que se ouvem por aqui na rua!!

Beijinho grande

Anónimo disse...

Uma semana depois já estás a começar a ganhar o jeitinho e a ambientar-te. Acho excelente! Rapidamente vais parecer tudo mais familiar, normal.

Um emprego numa cafetaria é sempre interessante para começar, ficamos sem saber se paga bem, normal ou muito bem, mas é perto de casa e num sitio civilizado tens menos que te preocupar.

Quanto aos engates, epá, acho demasiado fofinho para ser considerado algo decente. Preferia qualquer coisa à volta de um: "Fod...se és boa comó ca....lho, ganda p.a.p... de co.a..." ,mas tudo bem.

E não te esqueças, australia são 10 homens por mulher, por isso começa a pensar que vai acontecer amiude, prepara os bastões!

Pena que o tempo estava mauzinho, maybe next time.

M.

Rabbit disse...

Também não sei quanto pagam. Não quis perguntar já. Aguardemos se me dão o lugar, nessa altura perguntarei. Para ouvir um piropo desse género só se fosse de um tuga! ah ah ah ah ah ah

Anónimo disse...

Muito boa sorte para ti, adoro as tuas descrições!

Luís Reis

Ana disse...

Pés na água?! A praia está inaugurada! :)
Os piropos alimentam o ego :) é pena não alimentarem a barriguinha pq peras a 4 dolares/kg... até dói.
Boa sorte para a proxima entrevista, se puderes escolher entre os dois trabalhos, melhor!
bjs

BlueAngel aka LN disse...

Aqui pézinhos na água só se for nas poças feitas pela chuva; não imaginas os temporais que têm sido com trovoadas, relâmpagos e muito granizo. Hoje até davam previsão de ondas de nove metros: meeedddoooooo!!!

Fico contente por te estares a ambientar cada vez melhor, eu própria acho que, pelas tuas descriçõs, vou conhecendo melhor os australianos e, um dia, quando aí for, saberei lidar melhor com eles.

Agora continuamos a fazer figas para que tudo te corra bem e para que arranjes trabalho rapidamente. :-))) beijocas larocas com amizade