Cartas


27/02/2011

Ai que estou lixada!

Pois... isto não está fácil. Estou enfiada na biblioteca desde que abriu a estudar finanças e mesmo assim quando passo para os exercícios não sei fazê-los. Quando leio o livro até percebo e tudo faz sentido... mas depois, fazer os exercícios que o prof deu já não sou capaz... Não estou a gostar nada disto... porque se é assim na primeira semana, nem quero pensar como vai ser o resto do semestre. 
A Ane veio comigo hoje para a biblioteca, está aqui ao meu lado a fazer os assignments dela, que também não são nada fáceis. O Master dela é em Policing, Intelligence and Counter Terrorism e pelo visto também é puxado. Aliás pelo que tenho percebido não há aqui nenhum master fácil... já na primeira semana há fila para entrar na biblioteca, mesmo ao Domingo, há pessoas cheias de trabalhos e exames. Eu começo os meus early semester exams já no mês que vem, e depois tenho os mid term e depois o final, que é em Junho. Portanto daqui até Junho tenho 3 exames vezes 4 cadeiras...ou seja 12 exames (epá isto de estudar finanças afinal resulta que já sei fazer contas) Mais os trabalhos individuais e os de grupo. Confesso que começo a ficar um bocadinho à rasca, sobretudo porque não estou a conseguir perceber os tais exercícios... 
Ontem lá fui trabalhar para o café da MGSM. Estava com a team leader Robynn e o resto da equipa estava a apostar que eu ia detestá-la e que não nos íamos dar bem porque supostamente ela é uma bitch... pois eu achei-a bastante simpática! Até me deixou levar os bolos que sobraram para casa, coisa que é proíbida e que ela não permite a ninguém... Sim de facto a moça tem um ar scary. É neo-zelandesa maori, ou seja mede o dobro de mim em altura e em largura... vai daí que impõe algum respeito, mas fartámo-nos de conversar e saí de lá sem nenhuma queixa, muito pelo contrário. Assim que cheguei a casa fui tratar de lavar roupa e ... estudar. Depois lá fui à minha corridinha eram quase 8 da noite, porque estava imenso calor. Sabiam que já corro meia hora seguidinha? ah pois é! Lá para finais de Abril ou início de Maio já estou a correr uma hora! Soube-me mesmo bem e quando regressei a casa fui... estudar. Aproveitei que nenhuma das duas housemates estava em casa. Quando a Ane chegou ficámos na conversa até depois da uma e pronto, adeus estudo. Mas deu para espairecer. 
Esta viagem não tem só a ver com mudança de vida ou de país, não é apenas umas questão geográfica ou de mudança de hábitos ou de adaptação a novas realidades. É também uma viagem por dentro de mim mesma. Tenho vindo a perceber que posso fazer coisas que nunca pensei fazer ou que nunca pensei ser capaz de fazer; que é possível viver sem os meus 20 pares de sapatos (mas difícil...muito difícil); que afinal sou uma rapariga muito mais sporty do que pensava, já que me vejo obrigada a andar de ténis todos os dias e de mochila às costas e nem me sinto assim tão mal (mas tenho muitas saudades dos meus saltos...); que sou mais determinada ainda do que pensava e que quando tenho uma coisa na cabeça não há cansaço que me vença; que as dificuldades são uma espécie de incentivo; e que odeio dividir o meu espaço. Aliás é o que mais me custa nesta jornada: dividir a minha casa e ter de mamar com as porcalheiras dos outros. Acreditam que noutro dia a P. chegou do trabalho, foi à cozinha buscar qualquer coisa para comer e quando se sentou no sofá pôs os pés, dentro dos ténis que tinham vindo da rua, em cima da mesa que nós usamos para comer? É ou não é badalhoca? hum? Bem sei, e esta é outra das coisas que cada vez mais me apercebo, que sou pouco tolerante, mas acho que neste caso não há grandes margens para dúvidas. 
Outro exemplo não de porcaria mas de falta de educação desta latina: pediu-me um lápis emprestado. Tem a mania que sabe pintar e então precisava de um lápis para desenhar na tela. Eu emprestei um novinho em folha! Ela usou e depois deixou em cima da minha secretária no meu quarto....com o bico partido. Até hoje nem abriu a boca sobre o assunto. Quem é que vai ter de ir comprar um afia? hum? pois é... eu... 
Falando em porcarias ontem foi o dia em que decidi que vou apresentar mega queixa nos accomodation services. Comprei um super pacote de bolachas que me custou a módica quantia de 4 dólares ( by the way é engraçado que a  Ane, norueguesa relembro, acha tudo aqui caríssimo. Portanto imaginem esta tuga o que acha.... ). Enfiei-o no armário depois de comer umas poucas. Ontem de manhã o pacote tinha sido invadido por formigas, dentro do armário, foi todo para o lixo. Coincidência ou não dividia esse armário com a P. Agora passei a dividir com a Ane. De qualquer forma acho que viver numa casa, onde pago 150 dólares por semana, com formigas, lagartos, insectos voadores gigantes e uma alcatifa que deve ter mais bactérias do que os dentes de um sem-abrigo não me parece aceitável. A fúria tuga está em marcha e 2f vão levar comigo e em grande! Quem se mete com as minhas bolachas tem os dias contados! 
E pronto... já estamos na hora de almoço e eu almocei aqui mesmo sentada enquanto estudo. Já consigo antecipar as soluções de alguns problemas que o livro apresenta como exemplos, mas acho que ainda não sou capaz de resolver os exercícios da próxima aula. Vou cá ficar até fechar... se alguém me quiser dar umas luzes de interest rates, compounding, discount, future value, annuity, perpetuity, present value internal rate of return e por aí fora sinta-se à vontade! Materiais em português também ajudavam... uma grandes beijinhos e votos de um bom domingo para vocês. 



2 comentários:

Cláudia Pinto disse...

Gosto de te ler e de saber as tuas mudanças e aventuras :-)
Não te posso ajudar em matéria de finanças. Aliás, é algo que abomino. Só a palavra causa urticária! Acho bem que metas na linha quem se atreve a mexer nas tuas bolachas!!! eh eh eh eh
Tenho inveja de correres meia hora seguida (eu bem escrevo sobre saúde e dou conselhos saudáveis mas é o tal - faz o que eu digo, não faças o que eu faço) mas não invejo a relação com a tua housemate!
Espero que corra tudo bem e os meus Parabéns. És valente, corajosa e admiro a tua força de vontade! Beijinhos. Cláudia Pinto

joao rosário disse...

LOOOL sao 2 da manha e eu entretido a ler o teu blog :) e ainda só vou li as publicações de janeiro e fevereiro...eheheheh