Cartas


02/03/2012

Primeiro dia de estágio

Eu nunca gostei muito de me entusiasmar com nada porque sei por várias experiências que normalmente acabo por me desiludir. Já uma vez aqui disse que é por ser uma pessoa prudente que acabo por nunca festejar nada e ser um bocado mosca morta. Mas eu cá tenho as minhas razões… e a verdade é que se comecei a adoptar este comportamento é porque "gato escaldado de água fria tem medo”, sempre me ensinou a minha mãezinha.

Isto tudo para dizer que o entusiasmo com este estágio foi tanto que agora, dois dias já lá passados, sinto uma desilusão que só não é maior porque já tive muitos primeiros dias em muitos sítios e sei bem como é. Contudo, nunca tive um primeiro dia de estágio… hummm… minto. Fiz 3 dias de estágio numa empresa, mas como não achei importante vim-me embora.

A entrevista correu muito bem. Os partners e o meu supervisor foram super simpáticos e eu achei-me muito bem vinda. O primeiro dia já não foi bem assim. Ninguém me mostrou as instalações, ninguém me apresentou às pessoas, o supervisor estava doente, o que fiz foi pouco e sem importância.

A assistente, uma miúda com uns 18 anos que diz fuck e derivados dez vezes por segundo, teve a gentileza de ir buscar café para todos e nem me dirigir a palavra. Hoje ao final da tarde fez o mesmo. Perguntou a todos, um por um, que bebida queriam mas ignorou a minha presença. Quiça tenho o dom da invisibilidade e não sabia! Na verdade mesmo entre eles não há grandes conversas… parece-me que está toda a gente muito embrenhada nas tarefas que têm por cumprir. De qualquer forma, se me dizem:”na Sexta vem antes do almoço porque almoçamos sempre juntos e dá para conheceres melhor a equipa toda”, eu espero um almoço de equipa. Não espero que afinal vá cada um para o seu lado e eu acabe no café a comer uma sandes, sozinha.

Enfim, isto de ninguém me falar no primeiro dia, ou no segundo, nem é novidade. Lembro-me bem do primeiro dia que tive na TVI. Ninguém me falou também, ninguém prestou atençao ao meu nome, ninguém me fez sentir bem vinda. Nem sequer tinha secretária ou computador já que estava tudo em obras. Os chefes pouco ou nada me ligaram, mandaram-me ler o jornal e eu fiquei ali a indagar qual era a urgência que tinham na minha presença se depois nem um lugar tinham para mim… Tiveram pelo menos a gentileza de me apresentar à equipa, o que já não foi mau. Passados poucos dias já era diferente, se bem que alguns elementos da equipa nunca me aceitaram bem. Calculo que sejam coisas relacionadas com as suas inseguranças pessoais. É que não vejo motivos para não manter um relacionamento agradável com as pessoas com as quais trabalhamos diariamente. Passado pouco tempo tivémos lá duas estagiárias. É verdade que as moças tinham pouca iniciativa, mas a crueldade com que foram tratadas – inclusivé pelas ex-estagiárias – foi de uma absoluta falta de necessidade, de uma arrogância que confesso me deixava muitas vezes boquiaberta. Como tenho por regra tentar não fazer aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim, tentei o mais possível fazer os dias delas mais amenos. Desde a fazer-lhes companhia ao almoço, como dar-lhes ideias de coisas para fazer… ninguém falava com as moças e quantas vezes assisti a falarem mal delas nas costas. Nem sequer lhes deram hipótese. Aconteceu o mesmo com a estagiária que apanhei depois na Agenda. Hoje uma amiga, quiçá futura sócia.

Nunca percebi esta coisa de se tratarem os estagiários desta maneira e nunca tratei mal quem estagiou comigo. De qualquer forma os estágios aqui não são a rebaldaria que são em Portugal. Por isso, vou aguardar com serenidade ver o que vai acontecer e se sentir que não estou a aprender o que era suposto (a propósito, para quem não sabia e me perguntou SEO é Search Engine Optimisation e é uma das mais inovadoras ferramentas de marketing) terei de tomar medidas.

Parece-me também que, sendo eu a mais velha da empresa, eles não sabem muito bem como lidar comigo. Mas o meu CV dizia a minha data de nascimento, portanto se iam ter esse preconceito então não me deviam ter chamado para entrevista sequer…

Voltarei na próxima Quinta. Menos entusiasmada, verdade. Mas com a mesma vontade de aprender. Novidades sobre isto, daqui a 7 dias. 

10 comentários:

Mikas disse...

Felizmente não tive esse azar de ser mal recebida no meu primeiro e único estágio. :) Quanto às moçoilas de que falas, acho que apesar de tudo, isso serviu-lhes para aprender a superarem-se! E conseguiram.

Por isso tu também vais conseguir!

Um grande beijinho!

[é engraçado este texto ser publicado no dia em que faz 3 anos que nós começámos o estágio na tvi]

a mais velha disse...

Óbvio que não podia deixar passar em branco este teu testemunho, minha querida!
Agradeci e agradeço do fundo do coração toda a gentileza que tiveste comigo nesse início de estágio. De facto as pessoas deviam morder a língua por aquilo que nos disseram e fizeram, basta ver o que consegui fazer ainda lá, ainda que noutra área, e onde estou agora. De facto, e depois de cenas que assisti quando saí com alguns "camaradas", agradeço por ter saído de lá. Não me orgulho de por lá ter passado, mas digo a muita gente que passei por lá, porque foi essa experiência que me fez distinguir os bons e maus profisionais, assim como me fez ver o bom e o mau das pessoas.
Se alguma delas lê este teu blog não sei. De facto é coisa que a mim não me faz comichão.
Mas gostava que parassem para pensar que um dia alguém também lhes deu a mão e os iniciou na vida profissional, e eu espero que não tenham passado por aquilo que eu passei. Nenhum estagiário nasce ensinado, por isso se fazem estágios.
A ti, mais uma vez, quero agradecer publicamente tudo. E espero que agora te estejam a dar o devido valor.
Cabeça erguida: o que não nos mata, torna-nos mais forte!
Beijo meu!

Diana

a mais velha disse...

Óbvio que não podia deixar passar em branco este teu testemunho, minha querida!
Agradeci e agradeço do fundo do coração toda a gentileza que tiveste comigo nesse início de estágio. De facto as pessoas deviam morder a língua por aquilo que nos disseram e fizeram, basta ver o que consegui fazer ainda lá, ainda que noutra área, e onde estou agora. De facto, e depois de cenas que assisti quando saí com alguns "camaradas", agradeço por ter saído de lá. Não me orgulho de por lá ter passado, nesse caso concreto, mas digo a muita gente que passei por lá, porque foi essa experiência que me fez distinguir os bons e maus profissionais, assim como me fez ver o bom e o mau das pessoas.
Se alguma delas lê este teu blog não sei. De facto é coisa que a mim não me faz comichão.
Mas gostava que parassem para pensar que um dia alguém também lhes deu a mão e os iniciou na vida profissional, e eu espero que não tenham passado por aquilo que eu passei. Nenhum estagiário nasce ensinado, por isso se fazem estágios.
A ti, mais uma vez, quero agradecer publicamente tudo. E espero que agora te estejam a dar o devido valor.
Cabeça erguida: o que não nos mata, torna-nos mais fortes!
Beijo meu!

Diana

Isa disse...

tens de ser tu a fazer-te à vida, miúda. com certeza nenhum deles de despresará, mas tem de partir de ti, o interesse é teu, eles já se conhecem todos...
bjo e boa sorte

Rabbit disse...

De facto, mas e educação para pelo menos me apresentarem às pessoas? E workplace etiquette?

Rabbit disse...

Provou-se que quer tu quer a rita estavam era numa má equipa porque depois ambas conseguiram progredir, e muito! Que andas tu a fazer agora? Beijo grande

Rabbit disse...

Pontaria!

Ela disse...

A única experiência que tive de estágio aqui foi numa empresa onde quase todos eram estagiários e eu não sabia para o que ia. Embora não fossem particularmente mal tratados, percebi que os estagiários eram vistos como inferiores, fosse pela não remuneração do seu trabalho, pelo espírito de "trabalha escravo", ou pela separação do restante staff à hora do almoço.
Mas sei pela experiência de outras pessoas que não é sempre assim. Acredito que, como dizes, haja algum tipo de insegurança em relação a ti. Provavelmente por saberem o teu valor podes ser vista como uma "ameaça".
Ainda é cedo, espera para ver com as coisas correm daqui para a frente e faz um esforço por te aproximares dos outros aos poucos.

Boa sorte!

Rabbit disse...

A minha flatmate acha que primeiro a gen y n tem social skills, e eu concordo. Segundo o meu cv tem peso, mas isso é um contrasenso já q foi por causa do meu cv q me chamaram para entrevista... N sei se me vá apresentar às pessoas na próxima 5f. Talvez devesse...hummm

Isa disse...

Não sei, Rabbit, sei que os anglo-saxões são super independentes e não são de mimar as pessoas mt menos de as levar ao colo... vai fundo, sem medos ;)