Cartas


17/03/2012

Aussie Holidays #6

De Port Fairy a Mount Gambier nem era assim tanto. Decidimos por isso fazer a viagem com calma. Foi aliás sempre o nosso mote, não temos pressa! E é isto que gosto nas road-trips, poder ir sem problemas de tempo vendo o que nos aparece pelo caminho. Em Mount Gambier nem sequer tinhamos alojamento porque não tinhamos recebido a resposta do parque de campismo...e ainda bem, mas já explico.
Do dia anterior tinhamos ficado na memõria com Apollo Bay e Warrnambol, duas pequenas vilas deliciosas onde as actividades relacionadas com o mar reinam...ou não fosse isto a Great Ocean Road. Fizemos um pequeno desvio para Cape Otway para ver os Koalas e ala que se faz tarde. 
No caminho para Mount Gambier a chuva resolver aparecer em força. Sabíamos que seria o último dia em Victoria e sabíamos também que desde o fim da Great Ocean Road até Adelaide as atracções iriam diminuir drasticamente. Parámos em Portland para almoçar, bebemos um café e seguimos tal não era a ventania. Confesso que fiquei um bocadinho aborrecida com o tempo, mas enfim que fazer? À medida que nos aproximávamos do fim de Victoria vimos placas a informar que não poderiamos entrar com fruta ou legumes em South Australia e que deveriamos colocar essa fruta e esse legumes em contentores de quarentena. Achei aquilo um disparate já que as peras que tinhamos connosco tinham sido compradas no Wollies mas... pelo sim pelo não, quando parámos em Nelson - a última cidade de Victoria - resolvemos perguntar. A senhora lá nos explicou que há certas doenças da fruta no Estado de Victoria que não há em South Australia e por isso a fruta não pode transitar de um Estado para o outro. A multa é pesada... resolvemos não arriscar e vai de comermos peras de castigo até acabarmos com as reservas. 
Estão a ver aquelas chuvas tropicais que parece que nos vai cair o céu em cima? Assim esteve sempre o caminho para Mount Gambier, com direito a trovões e tudo. Vai daí que não tivémos muita vontade de parar muito tempo em lado nenhum. 
Finalmente chegados a Mount Gambier resolvemos não ficar em Parque de Campismo e procurar um motel. Mount Gambier, já em South Australia, é uma little town deliciosa. O motel fez-me lembrar os bares dos cowboys dos clássicos do John Wayne, com salão de jogos e traça antiga, mantida da última renovação. Não foi só meia hora que ganhámos em SA. Este país é tão grande que quando mudamos de Estado parece que mudámos de país. E SA é outra onda. Nada a ver com NSW nem com Victoria. É mais lento, mais quente, mais simples...eu diria até mais campónio. Ficámos felizes quando vimos o quarto. Há dois dias que não sabíamos o que era uma cama e aquela soube-nos tão bem que desconfiei que não iriamos mais abrir a tenda! Tinha razão... 
No dia seguinte ainda demos uma volta pela cidade. Fomos ver o Blue Lake, localizado numa cratera de um vulcão extinto e que abastece a cidade de água. Tivémos sorte porque parece que o lago só é azul de Dezembro a Março, sendo que nos restantes meses do ano é cinzento. Parece que ainda ninguém sabe com certeza o porquê da mudança de cor, mas digo-vos que azul mais azul não há! 
A Commercial St. é onde se vê gente, porque de resto parece uma cidade fantasmo. Edifícios baixinhos, mais uma vez a fazer-me lembrar os filmes do John Wayne, e o edifício da National Trust fazem desta cidade a apenas 470 km de Adelaide um must visit. 
Seguimos para Kingston. E pronto, a partir de Mount Gambier e até Kingston, e depois também, percebemos que não há nada para ver. O país é um deserto, apenas planícies secas a perder de vista, onde se vêem umas placas com nomes que indicam que afinal aquilo até são quintas, e outras mais ao lado a indicar que estão à venda. Uma desolação. Quando descobrimos Robe nem queríamos acreditar! No meio de tanto deserto finalmente uma cidadezinha onde podíamos finalmente ver gente! Mas muito pequenina...destas cidades pequenas as que me encheram as medidas de tão peculiares e fofinhas foram Mount Gambier e Strathalbyn. Nesta ultima ficámos à conversa com um senhor velhote australiano, descendente de ingleses, racista até à quinta casa (em relação aos aborígenes) e que nos aconselhou a ir trabalhar pras minas... eu a conduzir camiões e o meu maridini lá em baixo a escavar. Enfim, quando lhe disse que o meu objectivo era mais uma management position acho que ele não gostou...
Aqui ficam as fotos possíveis destes dias. O último post das férias -  sim que isto já vim há 3 meses  de férias e ainda estou a falar das férias! - será sobre Adelaide e deverá sair na próxima semana. Enjoy the pics!






A bandeira dos aborigenes aqui transformada em memorial de guerra




Com o tio Vasco da Gama em Warrnambol


Com o outro tio, o Infante D. Henrique 


Granny's grave
Parece que esta senhora foi a primeira branca a ser enterrada em Warrnambol. A campa esta na praia.

Petrified Forest, Cape Bridgewater, perto de Portland
É giro de ser ver e tem lá uma explicação, mas ficámos pouco tempo porque cheirava muito, mesmo muito, mal




Nelson, last Vic town



SA! Vá de atrasar o relógio meia horinha 

Hotel em Mount Gambier


Blue Lake






Diz que os chineses vieram percorrer este caminho para procurar ouro. Diz que conseguiram e que enriqueceram. Deve ser por isso que aqui há tantos...

Strathalbyn

Strathalbyn 

Strathalbyn 

Strathalbyn 



1 comentário:

Unknown disse...

Adorei a vossa aventura...