Cartas


07/02/2012

E não é que passou um ano?

Um ano. Faz hoje um ano que aterrei nesta bela terra e que a minha vida mudou para sempre. Eu mudei para sempre. A rabbit maria que para cá veio não é a mesma que saiu de Portugal. Alarguei os horizontes, conheci outras culturas, aprendi tanto! Desfiz preconceitos, deixei-me de algumas paneleirices, não abandonei o meu pessimismo inato mas arranjei outra forma de o viver, ganhei prémios, amigos novos, reconhecimento, sonhos... entendi o mundo. E, acima de tudo, descobri que não sou eu que estou errada.
Saí de Portugal a pensar que era uma inadaptada, que exigir respeito pelo meu trabalho e pelas condições em que trabalho era mais uma das facetas da minha intolerância, do meu mau feitio. Mas descobri aqui que não sou eu que estou errada. Portugal está errado. Os acomodados, resignados e outros que tais estão errados. Os que não querem saber, que não lutam pelos seus direitos, que não se importam com dignidade, estão errados. Não eu, como me quiseram fazer crer. É, de facto, possível ter uma vida muito mais digna e pela qual vale a pena sorrir diariamente. Respeito, justiça e reconhecimento são coisas que nunca tive em Portugal, ou tive muito pouco, e que aqui tenho diariamente, a cada minuto. Mesmo sendo uma simples empregada de mesa (o que by the way, aqui é igual ao litro...waitress ou doctor são todos iguais).
Isto tudo não consegui sozinha. Acredito que, por natureza e necessidade, nenhum de nós consegue seja o que for absolutamente sozinho. Quem assim o diz, mente. Não fossem algumas pessoas, a concretização deste meu projecto, este meu crescimento, no fundo, esta minha aventura, não teria sido possível. Por isso, e findo um ano, não posso deixar de reiterar aqui o meu profundo sentimento de agradecimento por:
1- O meu marido. Sempre em primeiro lugar, em tudo na minha vida. Foi ele quem teve a ideia, foi ele quem me apoiou no início e sempre. Quando me vou abaixo, quando festejo. Sempre presente mesmo quando está do outro lado do mundo, é a ele que devo em primeiro lugar esta oportunidade e foi também, em parte, por ele que vim.
2- A minha A. e o seu respectivo P. Sem eles estava bem lixada, nunca poderíamos estar cada um na sua parte do mundo sem que alguém nos tratasse dos pormenores burocráticos. Obrigada, bem sei que ter de ir ver o correio e abrir torneiras a casa alheia é, por vezes, uma chatice. Quanto mais ter de tratar de carros com bolor, atrasados mentais do tribunal, mandar-me encomendas e afins...Tudo isto sempre com enorme apoio. Vocês são os maiores!
3 - Ao Chris,que conheci aqui e que me tem ajudado tanto, mas tanto que acho que nunca poderei agradecer-lhe convenientemente. Esclarece sempre as minhas dúvidas, por mais estúpidas que sejam, sem me fazer sentir a pessoa mais burra da face da Terra, é um excelente colega e ainda por cima giro que se farta. Thanks man! You're a really good mate, the best one can have!
4- À Blue. Esta menina anda de dedos torcidos há um ano, arriscando-se a problemas de reumático permanentes. Não é fácil, mas tem ajudado. Obrigada pelo entusiasmo, pela presença.
5 - Ao P. e ao NV, porque não me deixam ir abaixo e me lembram o porquê desta decisão. Ver o vosso nome na caixa de entrada do e-mail faz-me mais feliz.
6 - A todos os que vêm aqui, que me deixam comentários, que me animam e mesmo àqueles que me deixaram comentários parvalhões na entrevista: obrigada por me lembrarem porque é que precisei de sair da pequenez portuguesa (vá e agora tirem-me lá a cidadania!).

Tem sido um caminho magnífico. Tenho descoberto uma enorme capacidade de superação, tenho melhorado os meus níveis de determinação (que sempre foram altos), tenho-me sentido mais feliz do que alguma vez fui, tenho sentido mais saudades do que alguma vez tive, mas menos do que pensei que ia ter.
Num ano este país deu-me mais do que me deu Portugal em 31 e, só por isso,  mesmo que este percurso continue noutra parte do mundo, tenho também a agradecer a esta terra, que não sendo perfeita, é a melhor que já conheci.

13 comentários:

Um pai que não sabe o que faz disse...

Nunca consigo evitar um sorriso quando vejo, ou leio, outra pessoa feliz, que descobriu o caminho que a torna feliz.

Fico muito contente por ti, Lena, e espero que tudo continue tão bom ou melhor, nessa terra ou noutra que tal... :)

BlueAngel aka LN disse...

Parva! :PPP

Fico mesmo feliz que estejas feliz e bem; sei que esta não foi uma decisão fácil e sei que apesar de tudo o que dizes já deves ter tido momentos mais complicados. Mas superaste e superaste sozinha no princípio e agora, felizmente, com os novos amigos que tens aí contigo. Se te tratarem mal diz-me. Sei que essa é uma terra de novas oportunidades (pena ser tão longe e sabes as minhas razões, aquelas que me levam a escolher algo mais perto). Desejo-te tudo de bom sempre e não te preocupes com os meus dedos, eles aguentam e conto contigo para me pagares a fisioterapia quando eu for velhinha. Continuo aqui a torcer por ti e a desejar-te o melhor sempre! :-)
Ainda que nunca mais cá voltes espero ainda ver-te em muitos dias das nossas vidas. Chega de lamechices: vai estudar e trabalhar que eu também vou continuar a fazer pela vida. :-) beijocas larocas com amizade :-)))

Nota final: não me esqueci do filme, mas este fim-de-semana não deu! Para a semana vai ter contigo, de certezinha! :-)))

Celso Osorio disse...

parabens pelo primeiro aniversario ... e pelos resultados até agora alcançados
:)

Ausiegirl disse...

Parabéns pelo sucesso alcançado! E obrigada por mostrares tão bem como é magnífico o meu (agora tb teu) país.
Espero que continues esta tua caminhada por aí claro... em busca de mais sonhos, mais felicidade, e muito mais sucesso.

Como tu dizes não é o país pefeito mas anda lá muito perto.

Venha daí um novo capítulo deste teu livro. Porque eu vou querer lê-lo com a mesma emoção com que li este.

Bjs
Fátima

Isa disse...

Muitos e muitos parabéns, Rabit Marai :D
Tens de ler o Fora da Caixa, na boa... :o
Bjs

Ana disse...

Escolheste um/o caminho… com sacrifícios, riscos calculados, muita determinação e muito investimento (físico, mental e financeiro) que resultaram numa “aventura” bem sucedida! Privaste-te de umas coisas para alcançares outras. Depois de tudo isto, é muito bom saber que estás feliz e te sentes realizada com a tua opção. Até aprendeste a andar de bicicleta… :) Estou mto orgulhosa das tuas conquistas. Vou continuar aqui a apoiar-te como for preciso, por mais um ano… ou dois… ou todos aqueles que conseguires e quiseres ai estar, sei que farias o mesmo por mim.
bjs

Up disse...

Obrigada por fazeres deste blog uma fonte de esperança e motivação para a malta que (ainda) sobrevive em Portugal. Bjs e muito sucesso!

turista disse...

E eu lenita ....nao podia estar mais feliz de te ver feliz, sinto o teu sorriso mágico que chega do outro lado do mundo a mais de 15000kms...espero que aprendas muito e te tornes mais sabia todos os dias, o mundo precisa de pessoas como tu: DETERMINADAS ! beijinhos doces do outro lado do mundo , mais propriamente da Figueira da Foz....
Ana Mesquita

O gajo disse...

Excelente a descrição, como sempre! Fico contente e, de repente, fiquei triste... mas voltei a ficar feliz ao ler isto. Contente porque uma amiga está a vencer na vida, porque ao saber do teu valor, sei que merecias o tal reconhecimento. Contente por saber que tudo está a correr bem, mesmo por entre as dificuldades, nota-se que existe um objectivo, e que estás a consegui-lo. A tristeza vem apenas por estares somente a confirmar aquilo que eu já suspeitava. Portugal é pequenino, e não é da área que me estou a referir. É mesmo pequenino nas atitudes, no reconhecimento, no fazer sentir bem quem cá vive. E isso entristece-me. Porque é o meu país! Mas volto a ficar sorridente por, no meio de toda esta atabalhoada governação, ainda haverem pessoas como tu (que decidem que merecem melhor e vão embora) e como eu, que por uma outra razão não vão, mas mantêm o discernimento de perceber que não são elas que estão erradas...
Um grande beijinho e que continue tudo a correr bem!

Li disse...

Parabéns pela coragem e determinação.

A sorte protege os audazes!!!
Tenho a certeza que vais longe.

Beijinhos

pedro disse...

Passaste de uma rabbit a uma canguru! Fico muito feliz por estares bem melhor agora :) Falaremos quando vieres visitar.

Beijos,

pedro (PVM)

Ela disse...

Para mim também já passou um ano. Acho que o tempo neste hemisfério anda mais depressa porque a mim parece-me que foram só alguns meses...
Parabéns por tudo o que conseguiste até agora e que venham ainda mais conquistas!

Bjs,

Cris

scorpiowoman disse...

Parabéns e a certeza do enorme sorriso que as tuas palavras desenharam nos meus lábios enquanto as li, da primeira à última. Iluminaram-me num sítio onde os dias são cada vez mais cinzentos, mas onde me recuso a ceder :). Outras forças me prendem por aqui, bem fortes, mas quem sabe no futuro tal não aconteça. O futuro é uma caixinha de surpresas :). Parabéns pela força, pela determinação e pela coragem. Ânimo para os momentos menos bons, na certeza de que sentires-te realizada e de bem com a vida é o melhor de tudo :).
Beijinhos grandes e saudades*.