Cartas


23/01/2012

Carta aberta ao Cavaco Silva

Caro Aníbal,
Espero que não te importes que te trate por tu. Afinal, pela miséria de reforma que ganhas, és cá do povo, e o povo trata-se por tu. Não sabia, mas afinal fazes parte da larga maioria de reformados que vivem no limiar da pobreza e, só por isso, me mereces especial atenção. Bem sei das dificuldades que falas, afinal quer o meu pai quer a minha mãe são reformados e vêem-se aflitos cada vez que ouvem mais um corte nas já miseráveis pensões. Sabes Aníbal, o meu pai começou a trabalhar com 12 anos e a minha mãe pela mesma idade, e 60 anos depois - uma vida de trabalho hás-de concordar - vêem-se a ter de contar os tostões para chegarem ao fim do mês com dignidade. Mas olha, nem te vou falar dos meus pais que felizmente nem são um caso assim tão mau. Deixa-me antes falar-te das famílias que vivem com metade da tua reforma de 1300 euros.
Já pensáste como é que um casal com dois filhos em idade escolar vive com 600 euros? Olha eu já! E não consigo perceber como é que vivem sem faltarem ao pagamento das despesas. Poderias tu talvez com certeza começares a dar conselhos de como gerir 600 euros dos quais tem de sair a renda da casa, a comida, as despesas de água, luz e gás e ainda o material escolar dos miudos e o passe para ir trabalhar, que dependendo do sítio onde vivem pode ir aos 100 euros por casal.
Apesar de não ser reformada, longe disso até, deixa-me dizer-te que estou solidária contigo. É lixado uma pessoa fartar-se de trabalhar e não ganhar para as despesas, quanto mais para extras como um copo ao fim de semana ou um ou outro jantar fora. Luxos que cada vez menos portugueses têm.
Amigo Aníbal, já não estás na idade de emigrar, senão era isso que te dizia para fazeres... como já estás velhote porque é que não fazes uns biscates? Sempre é um extra que ganhas, possivelmente livre de impostos, que podes juntar à miserável reforma e assim viver de forma mais desafogada.
Conheço um senhor que é uma espécie de faz-tudo, ajeita-se com pequenos arranjos domésticos e vai fazendo assim uns trocos. Tu como foste professor de economia talvez pudesses dar umas explicações de matemática? Hein? Que dizes? Ah... espera... talvez seja má ideia já que não és muito bom a fazer simples contas de somar, pelo que percebi... tens qualquer coisa de comum com o Senhor José a quem escrevi noutro dia.
Sendo assim não sei como te ajudar, mas olha Aníbal, deixa lá, come uns enlatados de feijão e salsichas ao almoço (podes variar com atum que o peixinho na tua idade faz falta) e umas sopinhas ao jantar e, não te esqueças, acredita sempre em Portugal!

4 comentários:

Purple Aussie disse...

Epa! Demais!!! Clap! Clap! Clap! Posso subscrever?

Até começo a concordar com a postura do Sr. Anibal do "não comento"... é que cada vez que abre a boca só diz merda :(

Rabbit disse...

Subscreve e partilha! Agora vou sair para trabalhar mas procura-me no face! beijinhos

Ana disse...

"Vamos tirar do buraco, o pensionista Cavaco. Hei!hei!" :D

Magíka disse...

Deveras... estou sem palavras porque nada mais tenho a acrescentar... tudo o resto seria supérfluo.