Cartas


18/11/2011

Do "jornalismo" pobrezinho

Voltando ao assunto dos universitários ignorantes, não posso deixar de manifestar aqui a minha opinião sobre o trabalho da sra jornalista que assina a peça. (Já toda a gente sabe que sou menina de opiniões certo? Pronto vá...é que ultimamente tenho-me chateado bastante a tentar explicar que eu tenho DIREITO a ter opinião e a manifestá-la sempre que me é pedido ou num espaço como este, que é meu)
Ora a Sábado diz que entrevistou 100 estudantes universitários aos quais fez 10 perguntas...e o resultado é aquele? Quantas pessoas diferentes ali aparecem? Quantas só aparecem uma vez (indicando que talvez até tenham respondido certo às outras 9 perguntas)?
Parece-me que aquele trabalho "jornalístico" de jornalismo não tem nada. É manipulado, a jornalista sabia antes de ir fazer aquele vox-pop qual seria o resultado...a ideia nasceu para ridicularizar, criar polémica e... vender. (o que está a ser bem sucedido já que não se fala de outra coisa) E eu bem sei que as revistas, os jornais e as televisões têm de vender senão saem do mercado. Mas bolas... onde está o limite?
E depois tenho no Facebook colegas, ou melhor ex-colegas, jornalistas muito indignados quando se chama a atenção para o péssimo trabalho que a jornalista fez. É que os jornalistas têm este defeito. Acham que sabem tudo, têm um ego do tamanho do mundo e o olhar orientado para o próprio umbigo. Não conseguem reagir à critica e acham-se vítimas de uma sociedade que não os compreende e só os mal trata não lhes dando valor pelo seu imprescindível trabalho. Pois eu prescindo bem deste tipo de jornalismo que é generalista, manipulado e profundamente mau. Tem piada? Tem... As respostas são inacreditavelmente estúpidas? Sim, do piorzinho que já ouvi. É ilustrativo da realidade dos universitários portugueses? Não sei mas espero que não. Na realidade a reportagem nada acrescenta sobre isto. Trata-se apenas e um número de comédia que eu acho, profundamente, lamentável.

3 comentários:

Um pai que não sabe o que faz disse...

Um dos jovens universitários que foi entrevistado já veio defender-se, explicando que de todas as perguntas a que saiu foi a única que ele errou, e até corrigiu logo no momento seguinte. Explicou que pretende processar a jornalista, e acho que faz bem. Eu fui um dos que partilhou o vídeo, infelizmente, pois só mais tarde percebi todo o processo que levou à elaboração do vídeo.

Acredito que haja gente muito parvinha nas nossas universidades, e aceito que a cultura geral possa estar a diminuir nos nossos jovens universitários, mas também não posso aceitar que aquele vídeo se chame jornalismo, tendo em conta a forma como foi aparentemente elaborado...

Flor de Sal disse...

As respostas são vergonhosas? São. A manipulação jornalística (e aquele título pretensioso, god!), são mais vergonhosos ainda. Estou contigo, claro.

beijos

Li disse...

Infelizmente, acredito que haja muita gente assim nas universidades e não só, até por lido com elas diariamente. É riste mas é verdade!

Mas também acredito que se manipulem trabalhos para obter o resultado pretendido!

Enfim, de uma maneira ou de outra acredito que ficamos sempre mal na fotografia, ora por sermos ignorantes, ora por ter uma falta de carácter e profissionalismo incríveis!!!