Cartas


07/09/2011

Da Austrália

Muitas pessoas me têm enviado mails a fazer perguntas sobre a vida aqui na Austrália. Tenho respondido a alguns (já agora obrigadinha pela resposta de volta...) mas achei por bem falar aqui, mais um bocadinho, do que tem sido a minha experiência aqui, sobretudo a nível de trabalho que é o que a maioria me tem perguntado.
Vamos começar por dizer que a Austrália é o país com o maior rendimento per capita do Mundo. E vamos começar por dizer que o ordenado mínimo aqui é 49500 dólares por ano, 12 meses. Não há cá 14 meses pra ninguém. E vamos também dizer que é muito difícil, mesmo muito, alguém aqui ganhar o ordenado mínimo. A não ser que seja kitchenhan (o pessoal que lava pratos nos restaurantes) ou qualquer coisa do género.
Ah e tal mas o custo de vida é mais elevado. Mentira. Um litro de leite aqui custa 1.08 dólares, o que dá cerca de 0.808 euros. O mesmo se pode dizer dos restantes bens essenciais. Sim, se formos a ver bem a fruta e os legumes são mais caros, mas quando é a época deles o preço é substancialmente mais baixo.
Ah e tal mas as casas são muito mais caras. Bom isso depende da perspectiva. Noutro dia falava sobre isso com um português filho de emigrantes que comprou recentemente um apartamento pelo qual paga cerca de 1500 dólares por mês, ou seja 1123 euros. Parece uma fortuna, mas na verdade 1500 dólares por semana ganha ele, nas obras... portanto se formos a comparar. Vamos lá ver quem pague 300 euros por mês mas ganhe 1000, paga 30% do seu ordenado portanto. No outro caso são 25%.
Ah e tal mas mas não se pode ir ao cinema nem ir jantar fora que é carissimo. Mais uma vez analisemos: quem ganha 475 euros paga 5.5 por um bilhete de cinema, ou seja 0.01% do seu vencimento. Um bilhete de cinema aqui custa 20 dolares. Considerando um ordenado minimo mensal de 4125, 20 dólares significa 0.004%. Onde é que é mais caro?
Já para não falar na gasolina - 1,35 dólares/litro - e nos carros (com 23 mil dolares podemos  comprar um Mazda 3 novinho em folha, por exemplo; ou um Honda ou um Toyota da mesma categoria).
O que aqui é realmente mau são, como disse, os transportes e a comida. E depois há quem diga, ah e tal mas é muito longe. Mais umz vez isso depende da perspectiva. Longe do quê? Ah e tal dos meus pais.
Sim é. Mas os meus pais já são reformados, não têm de se preocupar com as mesmas coisas que eu. E os meus amigos, por muito que lhes sinta a falta, não me pagam as contas no final do mês.
Por isso, para mim este é o país. Claro que haverá quem não concorde e ainda bem. Afinal de contas, nem Portugal pode ficar deserto, nem a Austrália pode receber mais 10 milhões e manter-se como está.

5 comentários:

Sinderela disse...

oi
espero que esteja a correr bem!
para mim esse é o País podes crer! Para além do nosso, que mal ou bem continua a satisfazer as minhas necessidades, a Austrália vive-se em cada momento. Pelo menos foi o que senti nas melhores férias da minha vida! Sorri a cada minuto e muitas vezes penso, se por alguma razão desistir disto é para aí que quero ir.
Fica bem por aí e um beijinho daqui

(Sílvia, a amiga da Vânia e Teresa - que através do blogue da Teresa te encontrei por aqui!)

Anónimo disse...

gostei da perspectiva. força!

Isa disse...

ahahahahaha, adorei a parte: não me pagam as contas. nem mais! bjo, miúda, e força aí.

Li disse...

Dúvidas????
Nem uma.

Melhor explicação impossível!

Beijinho

Fica bem!

Unknown disse...

Sou curiosa, muito curiosa e a Austrália fascina-me.

Gostava de saber, se poderes claro, mais informações sobre como ir, estudar ou trabalhar aí...

Também tenho 32, sem filhos e um mestrado viria a calhar... ou melhor uma nova vida... Obrigada pela atenção.
Sandar