Cartas


05/06/2011

Hoje é dia de eleições

E eu não vou votar. Pela primeira vez desde que tenho o direito e o dever de votar, não o vou fazer. Estou aqui sentada a estudar Finance - exame na 3f, dedos naquela posição, tá? - e vejo-me a sofrer do mesmo mal que tantas vezes critiquei nos outros: estou-me nas tintas.
Sim, bem sei, que devemos amar a nossa pátria e que é nas dificuldades que mais temos de nos empenhar, e que é agora que a união e o apoio são necessários, pelo bem colectivo, pelo amor ao país que fez uma parte do que somos.
Mas, pergunto, podemos amar quem nos magoa e mal trata? Ou melhor, devemos retribuir com amor, os maus-tratos diários a que fomos sujeitos? Devemos empenhar-nos numa relação que nos trouxe mais tristeza do que alegria, mais mágoa que felicidade? É assim que por estes dias vai a minha relação com Portugal. Aqui de longe, leio o jornal enquanto abano a cabeça em sinal de "ai valha-me sta Engrácia!"
Não gosto do que leio, não gosto do estado em que o Estado se encontra, não me identifico com o país que me criou. Violência, pobreza, desemprego, corrupção, injustiça, estupidez. É só o que leio nos jornais. Desgraça atrás de desgraça.
Bem sei que alguns dos que me lêem poderão achar que exagero, e que só me atrevo porque estou do outro lado do mundo. E que o país não precisa de pessoas como eu... Ok, mas isto é o que eu sinto. E o que eu sinto é só meu. Boa sorte e bom voto!  

2 comentários:

Mary disse...

Eu também não vou votar... Mas se fosse votar, nem sei muito bem em quem votaria. Nenhum dos partidos me inspira confiança! E a verdade é que não vejo em Portugal sinais de melhora, de avanço ou desenvolvimento. Não quer dizer que aqui nos EUA as coisas sejam melhores, a corrupção também existe e numa escala maior, assim como a pobreza ou a violência. Mas o que sinto aqui é que as pessoas queixam-se menos e fazem mais!
Beijinhos!

Li disse...

Eu não estou do outro lado do planeta e penso exactamente da mesma maneira do que tu!!!!!!!!!!!!!!
Enfim,...... as forças também se esgotam e chegamos a um ponto que não queremos saber de tantas promessas mas sim de actos, e esses, minha cara amiga, vou esperar por eles sentada!

Também não fui votar, fiquei em Braga e o meu voto é em Melgaço!

Da maneira que isto vai qualquer dia vou-te fazer companhia!!!!!!!!!!!!

Beijinhos