Cartas


14/04/2011

E é assim...

Quando o Lourenço me disse que no primeiro mês ia andar deslumbrada com tudo e no segundo ia começar a sentir saudades de casa, pensei que ele estava enganado. Para mim só podia ser ao contrário: no primeiro mês ia sentir as mudanças e sentir muitas saudades, e depois então no segundo já habituada ao esquema da coisa, as saudades iam progressivamente desaparecendo, ou pelo menos tornando-se mais toleráveis.
Devia ter dado mais ouvidos a esta jóia de moço! E não é que ele estava coberto de razão?! No meu primeiro mês aqui andei completamente deslumbrada e atarefada. Encontrar emprego, começar o mestrado, instalar-me decentemente, conhecer pessoas. Cada dia, uma coisa nova. Agora que já estou a entrar no terceiro mês é que as saudades apertam. Aqui as rotinas estão instaladas: já sei executar quase todas as tarefas no meu trabalho, já percebi como funciona o mestrado e tudo o que isso envolve (aprender a usar a biblioteca e os seus recursos infindáveis, saber onde são as salas, conhecer os serviços que a uni oferece), em casa já tenho tudo o que preciso, o básico pelo menos e até já conheço algumas pessoas a quem posso telefonar ou mandar mails quando surge alguma dúvida ou preciso de alguma ajuda. E é precisamente agora, em que já tudo está no lugar que precisava de preencher os vazios com as pessoas que estou habituada a ter por perto.
Claro que tenho conhecido muita gente aqui, e muito boa gente diga-se, mas não são - ainda - amigos. Na próxima semana resolvi tirar o dia dos meus anos para não fazer nada. Ou pelo menos para não trabalhar e não estudar. E depois pensei... hummmm.... então e o que é que vou fazer?
Bom, claro que ir à cidade é imperativo. Amo Sydney, tudo o que vi até agora é fantástico e, por isso, todas as oportunidades que tenho - que são quase nenhumas! - quero aproveitar para lá ir, respirar um bocadinho do CBD e recarregar baterias (já para não falar em esquecer por umas horas a bicharada toda que me rodeia aqui onde vivo). Mas... e depois? Almoçar por lá? Passear, tirar umas fotos? Quem sabe fazer umas compras na nova Zara que abre precisamente nesse dia? Ligo a alguém para ir comigo ou vou sozinha? Pois que tenho pensado nisso e não sei muito bem o que faça... Acho que hoje o Paul me convidou para almoçar nesse dia numa das praias, mas sinceramente não tenho a certeza porque muitas das coisas que me dizem ficam assim a modos que lost in translation. Vou esperar que ele se pronuncie novamente sobre o assunto...
Gostava eventualmente de dar um passeio pela cidade à noite, coisa que ainda não pude fazer. A Harbour Bridge deve ficar brutal! Quem sabe... a seca é depois a vinda para casa que é um pesadelo, mas enfim... de certeza que valerá a pena.
Acho que o meu estudo está mais ou menos adiantado. Conto no Domingo já ter Accounting arrumada e começar a entrar a fundo no assignment de Marketing. Entretanto o James, lá do trabalho, disse que me fazia parte do assignment de Finance, mas não estou a contar muito com isso porque ele é muito bom rapaz mas falta ali qualquer coisa...
Pela primeira vez na vida estou a considerar se vou votar ou não. Para votar tenho de me ir registar ao consulado, o que não custa nada uma vez que até vou à cidade em breve, mas não sei se me apetece. As notícias que tenho lido... jasus que bandalheira que praí vai. Cada dia mais tenho a certeza que fiz a escolha certa em vir para cá. Mesmo com porca, com cansaço e sem tempo, não me arrependo nem nos piores dias da escolha que fiz.

5 comentários:

Ela disse...

Aconselho um almoço no Hyde Park. É o máximo ver o pessoal dos escritórios todos a dirigirem-se para lá à hora de almoço para se sentarem na relva a comer. Por acaso hoje fiz isso.
E para um passeio à noite, Darling Harbour :)

joao rosário disse...

tambem me quero pirar o mais rapido daqui...se tudo correr bem em junho estou ai

A. disse...

É sempre assim: enquanto estamos na guerra, a lutar por nós e por tudo, nem sentimos, porque não há tempo, porque não há mesmo espaço na nossa cabeça. Depois quando tudo acalma, quando ficamos na bonança, aí sim parece que caem as sensações todas na pele, que se sente tudo com maior proximidade e que ao descansar da luta perdemos a força e ficamos apenas e somente sensíveis.

Continua a lutar. Por ti.

A. disse...

Terceiro comentário para dizer que a A. sou eu: Andreia :)))))))))

Li disse...

Não te esqueças que os teus amigos acompanham-te sempre nesta tua viagem.

Qualquer dia sai-me o Euro milhões e apareço aí sem tu contares!!!!!!!!!!!

Havia de ser giro.

Beijinhos