Cartas


16/08/2011

The world is an ashtray

E pronto. É oficial. Eu Coelha Maria, desisti de fazer amigos novos deste lado do mundo. Não vale a pena o desgosto, não vale a pena a desilusão. Até agora só tenho conhecido gajos com o cio (com ou no cio? hummm....não sei, percebo pouco de animais) e confesso que já não tenho nem paciência nem estado civil (ou falando bem e depressa, já não tenho cu) para aturar certas e determinadas merdas. Tudo o que eu queria era sair de vez em quando, tomar uns cafés, desanuviar e conversar. Toda a gente sabe que eu preciso de conversar um bocadinho mais do que é normal... Mas já percebi que este blog é o meu café e as minhas companhias são quem me lê e quem me comenta. E quem me manda mails e quem me segue aqui ou no facebook.
Sim, esta que vos escreve hoje está um tanto ou quanto desapontada com a qualidade das pessoas que por aqui tem encontrado. Não todas. Faça-se justiça à minha Candice, ao meu Chris, ao meu Amardeep... e a algumas pessoas do trabalho, como o Vinay ou o Mitch. Mas não é com estes que posso ir tomar uns cafés, ou porque não têm tempo, ou porque moram longe, ou porque são muito novos e não temos o mesmo tipo de conversa. Este blog é o meu café, é o meu local de desanuvio. Sai mais barato (sim, que um café aqui vai aos 4 dólares na boa!), não implica deslocações e está aberto mesmo quando vocês, desse lado, estão a dormir. Estou rendida.
Hoje quando cheguei do trabalho, há coisa de 20 minutos, tive uma boa surpresa. Fui ver o correio e deixei cair um postal no chão, que tinha uma foto do Algarve. E pensei: "olha! A Sue deve ter uns primos bifes no Algarve a passar férias e mandaram-lhe um postal". Quando o virei para ler (a minha veia cusca) eis senão quando percebo que o postal era para mim! Oh alegria! Oh felicidade! Oh que coisa maravilhosa que me soube tão bem num dia como o de hoje! Oh minha beiba mais fofa! Obrigada! Soube mesmo bem, abriu um bocadinho de luz no dia acinzentado que hoje vivo.
Sabem que tenho andado adoentada. Bom acho que não é bem adoentada...dores de garganta daquelas que nem me deixam comer decentemente. Já estou melhor, graças ao anti-inflamatório e ao horrível chá de gengibre, limão e mel (blhercccc...estava a ver que morria da cura). Não sei se é por casa das quantidades industriais de chá que tenho bebido, tenho dormido muito mal. E esta noite... Jasus! Esta noite tive um pesadelo daqueles mesmo maus. Sonhei que estava a ver um homem a matar o outro. Mas de uma maneira tão tortuosa, tão cruel e tão sangrenta, que quando acordei estava com medo que fosse verdade. E ainda levei uma meia horinha a recuperar do susto. Fiquei a pensar, como é possível a minha cabeça sequer conseguir imaginar torturas como as que vi no meu pesadelo. E não, não estive a ver as Mentes criminosas nem o CSI antes de ir para a cama.
E sustos é coisa que não me falta nesta casa, sobretudo desde que a Sue bazou. Então não é que tenho um pássaro que me vem bater à janela? Bom agora já sei o que é, mas imaginam estar na sala tranquilamente e de repente ouvir no vidro "knock, knock, knock"?? É que vivo no mato, e isto de estar sozinha no meio das árvores é coisa para me assustar. Tenho mesmo de ir registar-me ao consulado... assim como assim, se alguma coisa me acontecer pelo menos não vou para a vala comum.
E agora estou aqui a tentar arranjar forças para continuar os tpc de International Financial Management. Estive na semana passada a ler sobre a crise financeira e esta semana a responder a perguntas sobre a mesma.
A pedido da Isa, aqui vai a explicação do inicio da crise. Então vá: do ponto de vista académico, o que aconteceu foi que nos EUA resolveram introduzir uma lei que desregulou (ou desregulamentou? hummm...) os empréstimos bancários para compra de habitação. O resultado é que os bancos desataram feitos loucos a emprestar dinheiro a taxas miseravelmente baixas, a facilitar o crédito a qualquer pessoa, com aqueles jogos que todos conhecemos de só pagar juros nos primeiros x anos, de pagar uma lump-sum no final do empréstimo, etc. O preço das casas desatou a subir por aí acima, e os bancos a oferecer dinheiro a toda a gente, com poder de compra ou não. E depois vai de começar a investir em instrumentos financeiros de alto risco, altamente complexos, e a fingirem boa saúde financeira ao esconderem as perdas através da criação de entidades especiais (não sei o nome em português: Special Purpose Vehicle). As agências de rating, em vez de fazerem o seu trabalhinho e analisarem os tais instrumentos financeiros, cagaram bem no assunto e começaram a classificar esses investimentos como AAA quando afinal eram BB ou menos. Tudo a largar dinheiro! Vai daí, chega o dia em que ninguém conseguiu pagar a ninguém e foi vê-los começar a cair que nem tordos... como de certo se lembrarão do Lehman Brothers. A partir daí é o que vemos.
Do ponto de visto menos académico: cambada de gananciosos, corruptos e trapaceiros, a pensarem que iam ganhar dinheiro fácil, toma lá que quase mandaram o mundo abaixo. E por vossa causa cá estou eu na Austrália a fazer um mestrado, a ler sobre isto e a carpir a minha desaventura social. E é isto. Satisfeita Isa?

E olha, já que comecei a falar nisto a ver se começo a fazer alguma coisa. Segunda-feira tenho trabalho de Brand Management para entregar, 8 paginolas; um quizz de International Accounting, uma hora; um case study de Business and Financial Analysis; e ainda! um quizz e três capítulos para ler de International Financial Management, na Quarta-feira. Pelo meio um dia de trabalho, no Domingo, as Discussion Questions de Business e uma reunião para um trabalho de grupo. Fogo...que só de escrever já fiquei cansada, catano.
Não posso terminar sem antes mandar uma grande beijoca de parabéns ao Tigy e su mami, já lá vão seis anos! Porra que até parece mentira!
Até ao próximo café!


5 comentários:

TC disse...

Mas ainda hei-de mandar uma carta à séria :) com muitas páginas. Se bem que só de escrever o postal já me ficou a doer a mão. Isto de de só teclar é tramado :). Aparece para café quando quiseres! Chuack!

Li disse...

É sempre bom tomar café com uma amiga!!!!

Estou aqui sempre que precisares.

Ah! É verdade! vi um Saxo branquinho em Melgaço, só não sei de quem será!!

Eh eh eh

André Mendes disse...

E um simples cafézinho que vai tão bem com dois dedos de conversa? Eu sou cliente aqui deste cantinho e vou continuar a ser. A qualidade do serviço é boa e o preço fica muito em conta.

Rabbit disse...

Aiii o meu saxo! Aiiii que saudades do meu saxo!

Isa disse...

:D valeu, Rabbit :D adorei a explicação.
meu, esse teu sonho tem mt que se lhe diga. se acreditares que os sonhos são manifestações do inconscientente dava pano pra mangas :D
quanto ao pessoal que conheces, olha, não desesperes muito. numa coisa concordo contigo, se a companhia não é boa, que se lixe, mais vale nao gastar dinheiro nem sair de casa. e assim, less is more, nós nao aguentamos toda a gente nem toda a gente nos aguenta. mas há assim meia dúzia que valem a pena :D nao te isoles e nao percas a esperança :P
Bjo gd e boa sorte aí com os estudos.