Cartas


25/08/2011

Something is rotten in the state of Denmark

Macacos me mordam...venho tão indignada que estou a tentar organizar as palavras e não consigo. Pois que fui a um Think Tank sobre o papel dos Media na política, no âmbito do Global Leadership Program, com uns so called especialistas... eles alegavam que o papel do jornalista hoje em dia é o construir uma história de forma a vender, e mentindo se preciso for.
Eu defendia que o papel do jornalista é contar uma história, com criatividade suficiente para a contar de forma a vender mais que os outros mas sem para isso ter de mentir, porque quando o jornalista mente...deixa de o ser.
E no fim, sabendo que já fui jornalista, diz o senhor que se auto proclama de global thinker:
- Well, you're full of integrity but that's boring and old school! 

Hein? Mas desde quando é que integridade se tornou um defeito? Há algo de muito estranho neste mundo, ou eu sou estranha demais para aqui viver...

6 comentários:

Um pai que não sabe o que faz disse...

Cada vez mais me convenço que somos nós quem somos estranhos para aqui viver. O jornalismo deixou de procurar, na maior parte das vezes, as histórias para contar para inventar as histórias para vender. Infelizmente, não é só em Portugal que isso acontece, como temos visto nos últimos tempos. Mas sim, isto está tudo virado do avesso....

disse...

que isso acontece infelizmente já tínhamos percebido. mas que isso que afirme assim, sem qualquer vergonha ou pudor, é demasiado! o mundo está de facto a mudar, mas temo que não seja para melhor...

Rabbit disse...

Exacto! Eu acho q a maior parte da minha indignação veio da lata do gajo e da cara dele a olhar pra mim com ar de "tadixa, esta ainda acredita no Pai Natal"

covicivida disse...

E foste para a outra ponta do mundo para ouvir isso!!! Nem no pais dos cangurus a verdade vale alguma coisa! Volta querida! Tas perdoada!!!

Isa disse...

O problema está nele, Rabbit, não em ti. e o jornalismo, pelo menos o literário, é isso mesmo, é humanizar, tem pouco a ver com números ;)
Bjo

Mary disse...

Olá! Aqui nos States é igual, mais importante do que a veracidade dos factos são as vendas e as audiências. É triste mas é assim que o jornalismo está a evoluir... Ao menos esse senhor tem a coragem de o admitir. Por aqui ainda têm a falta de noção de acharem que estão a fazer um excelente jornalismo!
Beijinhos!