Cartas


10/08/2011

Deste HP mini novo que vos escreve

Ahhhhhh finalmente! cá estou eu a escrever do meu novo netbook aussie! yuppiiieeee!!! finalmente comprei! Há tanto tempo que precisava e cá está ele. Pequenino que só ele, com bateria para mais de 6 horas, levezinho e lindo! Agora já posso trazê-lo para a escolinha e fazer os meus trabalhinhos todos sem estar preocupada em ter uma ficha para ligar e sem andar com o peso do mundo no ombro! Claro que isto de escrever em tuga num pc aussie tem que se lhe diga, tenho de andar à procura dos acentos por tentativa e erro, mas como vêem cá estou eu a escrever com os acentos e tudo e tudo!
Pois que o semestre começou na semana passada e eu já não tenho mãos a medir com as merdas todas que tenho para fazer. Ele é assignments, reports, homework, early semester tests... ufa! Prevejo que tão cedo não possa sair de casa a não ser para trabalhar. Aiiiii quem me dera não ter de trabalhar! Que inveja daqueles que têm empréstimos do governo, dos pais e do banco e sei lá mais o quê! Mas pronto o nosso governo, o nosso país é tão fixolas, tão fixolas que nem a merda do subsídio de desemprego me deu para poder aplicar na minha formação. Tudo bem... fiquem lá com o MEU dinheiro e limpem o cú a ele, porque se tudo correr como espero e quero nunca mais vou contribuir com um cêntimo que seja para a economia desse paízeco do cagalhão.
Pronto, pronto...acalmem-se os patriotas. Noutro dia quase fui linchada no FB porque disse não me sentir ofendida com a descida de rating da Moody's... enfim, lamento, mas ofendida não me sinto mesmo!! Aliás, neste momento e segundo o meu rating pessoal, Portugal anda pelas ruas da amargura. Mas a verdade é que há algumas coisas em Portugal que continuo a preferir (ãh? vêem como também sei falar bem?).
Então bamos lá ber.... comecemos pela comida.
A comida na Austrália é basicamente - como direi isto - uma real merda! Não têm controlo nenhum dos ingredientes das coisas e então damos por nós a comer iogurtes 99% fat free com 60% de açúcar! Aqui é tudo ou muito salgado, ou muito doce ou muito gorduroso. Tudo o que é saudável, como frutas e legumes, custa uma pipa de massa, e é praticamente impossível comer fora comida decente, sem ser cheia de óleos, manteigas, molhos e sei lá mais o quê. O leite é horrível e o Skim, o que bebo, parece o meio gordo daí...nojo! Não sei se é verdade ou não, mas disse-me o Mitch, que neste momento a Austrália tem a população mais gorda do mundo, nem mesmo os EUA!
Depois...depois os transportes. A sério... os transportes são assim.... uma verdadeira cagada! Nós, que somos do tamanho de um amendoim quando comparados com este país, temos a esperteza de ter uma rede de transportes urbanos e suburbanos. Estes camónes têm uma única rede. Ora em que é que isto resulta? Resulta que eu estou a 18 km da cidade e demoro uma hora, no mínimo, para lá chegar. Em Portugal, vivo a mais de 30 de Lisboa e demoro, de transportes não mais de 20 minutos. Além de merdosos, os transportes são também absolutamente caríssimos. Chulos, portanto, aqui também os há!
Em terceiro lugar... bom vamos falar das pessoas. Tenho conhecido aqui excelentes pessoas. Aussies e não só. Mas também tenho conhecido muita merda... A verdade é que os estudantes internacionais estão todos aqui de passagem e então fazer amigos é uma cena difícil. Os gajos querem é curtir, para usar uma palavra suave, as gajas também. Valem-me alguns colegas de turma como o Chris e a Candice e o Amar que são uns doces. Mas pronto... tirando isto... pouco mais.
O tempo...ahhhhh, o tempo... E julgavam vocês, e eu, que isto ia ser praia todos os dias. Pois, pois... além de um frio de rachar o tempo aqui muda de um dia para o outro sem aviso. Ora chove toneladas, ora está um calor que não se pode, de manhã enregelo a ir para o trabalho, à tarde não me aguento com a brasa, à noite tenho 3 aquecedores ligados. Assim claro... a minha garganta anda pelas ruas da amargura.
As regras! Bom...as regras é uma cena boa, mas... eu detesto Estados paizinhos. O Estado, no meu entender, serve para me criar as condições necessárias - de segurança e não só - para que eu, por mim, atinja os meus objectivos pessoais, profissionais e financeiros. E este Estado cumpre isso muito bem. Mas, há sempre um mas, há coisas que não me entram. Ora então aqui não votas? Toma lá uma multa! (nem acho assim muito mal por acaso...)Ah não fizeste o formulariozinho dos Censos no tempo que devias? toma lá 110 dólares de multa por cada dia de atraso! Ah esqueceste-te de renovar o visto? Então toma lá uma multa e uma proibição de regressar ao país por 3 anos (aconteceu ao namorado de uma colega)
Enfim, por um lado isto obriga o país a funcionar bem e a não ser a balda que é a tugolândia, por outro lado, faz-me algumas comichões esta técnica da punição por coisas que não são exactamente crimes.
De resto...bom de resto não me queixo. Gosto do que vejo e vivo bem por este lado do Mundo.
E agora...agora vou ali ler um capítulozinho de International Financial Management que vou ter aula daqui a pouco, e aqui, meus amigos, aqui é obrigatório estudar a lição antes da aula!
Au revoir mes amis!

1 comentário:

Li disse...

É a loucura total!!!!

A verdade é que é praticamente impossível encontrar um sítio, um serviço,... que funcione a 100%.

Força e nada de desanimar, pois as coisas por aqui andam pela rua da amargura! Não vejo como vamos sair disto tão cedo!

Beijinhos