Cartas


23/03/2011

Read without prejudice

Bom, ando há algum tempo para escrever aqui as minhas impressões das outras culturas que tenho por aqui apanhado, meaning, ando há algum tempo para falar das outras pessoas que aqui conheço sobretudo vindas de países como a China e a India.
Ponto prévio: na minha opinião todos temos algum tipo e preconceito, uns mais outros menos, mas todos temos preconceitos relativos a pessoas, ideias, países, culturas, facções políticas and so on. Eu também tenho. Tento combater esses preconceitos porque acho que são uma coisa má que me pode limitar em termos de aprendizagem e em termos de visão dos assuntos, mas é absolutamente inevitável em algumas situações.
Posto isto vamos lá aos chineses. Já aqui disse que 90% dos estudantes desta universidade - senão mesmo desta cidade - são chineses. Não sei se por isso - como são muitos não precisam de se dar com os outros - os chineses não são as pessoas mais simpáticas do universo... são até provavelmente os mais antipáticos e inacessíveis. Uns porque têm um inglês péssimo - pudera, só falam chinês entre eles - e são tímidos; outros porque simplesmente não se querem dar ao trabalho. Há alguns até que, com outros não chineses presentes, insistem em falar chinês, o que para mim é de uma tremenda falta de educação. Se até vir para cá não tinha grandes preconceitos relacionados com chineses, e asiáticos em geral, confesso que agora começo a ver neles coisas que me incomodam. E esta não é só a minha opinião. É a opinião de todos os não chineses, assim no geral. Os sul coreanos e japoneses são ligeiramente mais simpáticos, mas mesmo assim... estão longe de ser, como dizemos aqui, friendly...
Nos últimos dias tenho reparado numa coisa absolutamente fora do normal e, eu diria, a tocar o rídiculo. É que no campus já vi uns 10 ou 20 chineses - creio que não são sempre o mesmo - com t-shirts do super homem. A sério... isto é uma coisa que me dá vontade de rir. Noutro dia, creio que na 2f, vi um casal de chinocas cada um com a sua t-shirt do super homem. Não sei que tipo de mensagem tentam passar com isto, ou se o super-homem é mesmo muito famoso naquelas bandas, mas é um fenómeno curioso e que eu acho digno de análise.
Passando aos indianos. Os indianos são... bom para começar são os que têm o pior accent. É impressionante  como falam mal inglês. E depois são machistas, já para não falar que não se misturam muito com os ocidentais. Preferem ficar ali entre eles, ou quanto muito com o pessoal do Paquistão, Malásia, etc. Aquele com quem estive a trabalhar há dois dias era digno de ser esbofeteado. Acreditam que ele se negou, por duas vezes, a ajudar-me a levantar do chão? Eu estava sentada no chão, queria levantar-me, pedi-lhe para me segurar a mão e me ajudar a levantar e ele disse não, duas vezes.
Ok, os conceitos de simpatia devem ser diferentes, mas acreditem, não é fácil conviver com estas duas nacionalidades. Porém, é bom que me habitue, porque da maneira como isto é aqui, daqui a uns 20 anos a Austrália vai ser uma colónia chinesa.
Mudando de assunto, hoje fui ao meu primeiro Think Thank para o Global Leadership Program. Foi sobre Inteligência Emocional e posso dizer que valeu cada minuto das 3h que lá passei. Muito bom mesmo! No final fizémos um role play, eu participei, e o prof disse que eu tenho um elevado nível de inteligência emocional. Portanto, não sou boa a finanças, mas toma lá que inteligência emocional é comigo. Era suposto eu, no papel de chefe, conseguir que o meu subordinado me contasse os seus problemas pessoais que nas ultimas semanas estavam a afectar a sua performance no trabalho. E segundo o senhor Albert Lim, o professor, de todas as vezes que fez este role play, eu fui a primeira a conseguir que o empregado me contasse que estava em fase de divórcio. E ainda disse que duas ideias que tive - oferecer ao empregado actividades sociais e aconselhamento profissional - foram brilhantes e inéditas. Deve ser porque tenho tido chefes tão maus, mas tão maus (com as devidas excepções que sabem quem são) que já aprendi tudo o que um chefe não deve fazer. Chama-se a isto tirar proveito das coisas más. E eu tenho tentado fazer isto, porque como boa pessimista que sou, sou também excelente a encontrar dificuldades, mas nem sempre tão eficiente como gostaria a encontrar pontos positivos. Volto a dizer, não sou boa a finanças, mas olha inteligência emocional é comigo!
Falando em finanças hoje fui à aula pela primeira vez. Como sou externa nessa unidade costumo ouvir as gravações online. E devo dizer que foi a primeira e ultima vez. Foi uma completa perda de tempo. Não sei como é que um professor tão bom a explicar os exercícios e problemas face-to-face, pode ser tão mau na sala de aula. Portanto, próxima vez fico mas é em casa a ler o capítulo correspondente e depois marco uma reunião com ele para colocar dúvidas.
Entretanto e com tanto estudo pelo meio esqueci-me de fazer o assignment semanal de Marketing, pelo que tenho de o fazer ainda hoje ou amanhã de manhã cedo, já que vou trabalhar as 11am até às 10pm.
Nota final: o saco do lixo onde pus as baratas ainda está na cozinha. Ninguém o leva para o caixote. Prometo-vos aqui que eu não o vou levar. Aguardemos para saber quantos dias mais vai ficar ali. É curioso que elas são tão nojentinhas com as coisas, mas continuam a pôr coisas no saco, que já está mais do que cheio, quando as baratas estão ali mesmo à superfície. Meninas... só me aparecem meninas!
That's all folks! Umas grandes beijocas para vocês e até sexta ou sábado... ou sei lá...

3 comentários:

Unknown disse...

estou contigo em relação ao pessimismo. dizem que não há optimistas, há é pessimistas mal informados. gosto da maneira como encaras as adversidades. what doesn't kill you, makes you stronger.

bjs

Ana disse...

Na China, dentro de alguns restaurantes há placas que dizem "não cuspir para o chão". Quer dizer que nos outros se pode?! Ainda bem que te calhou uma chilena e uma norueguesa... apesar dos pesares.
Eu já sabias que eras inteligente, mas que eras inteligente emocional escapou-me ;) Parabéns pelo brilharete.
bjs

Li disse...

Olá amiga,

Parabéns!!!!!!!!!!!!
Vais ver com o tempo a cadeira de Finanças vais fazê-la com uma perna às costas!
E ninguém te vai parar.
Beijinhos